Araçatuba se destaca em premiação estadual de alfabetização
Araçatuba – Dezesseis escolas de Araçatuba receberam o Prêmio Excelência Educacional. A honraria foi entregue na terça-feira (25) em uma cerimônia realizada pela Secretaria Estadual da Educação, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Ela faz parte da premiação do Programa Alfabetiza Juntos SP, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com os municípios.
A vice-prefeita de Araçatuba, Nice Zucon, participou do evento que reconheceu o desempenho dos municípios em relação à alfabetização que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da primeira-dama do Estado, Cristina de Freitas, do Secretário da Educação, Renato Feder, além de diversas autoridades da área educacional.
Também estiveram presentes a Secretária de Educação de Araçatuba, Heloísa Helena Vieira de Melo, e as Supervisoras de Ensino, Eliana Terence e Patrícia Cardoso, estas que participaram como articuladoras do programa na rede municipal (e regional), apoiadas por toda a equipe de colaboradores da SME.
“Para nós foi uma grande honra receber esta premiação. O mérito é de toda a equipe da Secretaria de Educação, supervisores, orientadores pedagógicos, dos gestores escolares e professores, além dos estudantes que alcançaram bons resultados. E nos sentimos, acima de tudo, felizes pelo reconhecimento do trabalho e movidos a continuar o processo de melhoria da qualidade da educação no município”, disse a secretária Heloísa.
Na rede municipal de ensino de Araçatuba, foram premiadas as Escola Municipais de Educação Básica (EMEBs) Profa. Anna dos Santos de Barros, Prof. Antônio Rodrigues Martins Neto, Profa. Carmélia Mello Fonseca, Cristiano Olsen, Profa. Egles Gabas de Carvalho, Profa. Euza Neuza Marcondes Lários, Prof. Fausto Perri, Prof. Floriano Camargo de Arruda Brasil, Francisca de Arruda Fernandes, Profa. Henny Ferraz Homem, Prof. José Herculano de Araújo Ordini, Prof. José Machado Neto, Prof. Leão Nogueira Filho, Leonísia de Castro, Profa. Maria Adelaide Camargo Cardoso e Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei.
A vice-prefeita Nice Zucon afirmou que a premiação reforça o comprometimento da educação municipal com a alfabetização e incentiva as escolas a seguirem investindo na melhoria do ensino e aprendizagem. “O reconhecimento também destaca a importância de políticas educacionais eficazes e do engajamento de gestores, professores e famílias no processo de formação das crianças”, enfatizou.
Prêmio
O Prêmio Excelência Educacional, que faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, visa reconhecer os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), edição 2024.
O critério adotado para a premiação é o Índice de Excelência Educacional, baseado nos resultados do Saresp. Cada escola recebeu uma meta individual, considerando a evolução das notas, a complexidade da unidade, o tamanho, a vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral.
O reconhecimento também destacou os 100 municípios com os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças na alfabetização.