Terça-feira, 1 abril 2025
 
Facebook

Casos de dengue em Araçatuba caem há 8 semanas e diminuíram 93,2% no mesmo período

Araçatuba – Araçatuba vive um momento de alívio com os casos de dengue na cidade. No pico dos registros das ocorrências em 2025, na quarta semana do ano, com 1.512 casos confirmados, houve quedas semanais até a semana passada (16 a 22/03), quando foram positivados 102 registros. Queda de 93,2% em oito semanas segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

O Sinan é um sistema de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde, utilizado para coletar, processar e disseminar dados sobre doenças e agravos que, por determinação legal, devem ser obrigatoriamente notificados em todo o território nacional.

O último balanço semanal da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Araçatuba, concluído em 21 de março (12ª semana do ano), apontou 564 notificações e 102 casos confirmados de dengue. Na quarta semana do ano, quando houve 1.512 casos confirmados, as notificações chegaram a 3.032 registros. Ou seja, a queda das notificações caiu 81,39% do pico de registros até a semana passada.

O prefeito Lucas Zanatta decretou o estado de emergência contra a dengue no dia 14 de janeiro (na 3ª semana do ano), quando o número de notificações se aproximou de mil registros. Desde então, as ações da Prefeitura de Araçatuba foram intensificadas.

“As medidas de combate foram adotadas por todas as Secretarias. A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, intensificou o trabalho dos agentes nos mutirões e arrastões, na eliminação de criadouros e a nebulização. A ampliação dos horários de atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Umuarama e Morada dos Nobres também contribuiu na qualidade dos atendimentos à população”, ressaltou Zanatta.

Na avaliação do prefeito, outra frente importante de combate aos criadouros do mosquito foi o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp)t. As atividades de limpeza e roçada de áreas e vias públicas por toda a cidade contribuíram para a queda dos casos. Além disso, houve o impacto positivo da fiscalização pelos agentes da Secretaria de Fazenda para notificar e multar donos de imóveis sujos ou com mato.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Martins, a soma dessas ações levou à a queda nos números que começou a ser notada já na quinta semana epidemiológica do ano, que corresponde à primeira do mês de fevereiro. “Esses procedimentos de bloqueio, manejo ambiental, eliminação de criadouros e nebulização, apoio da imprensa e de grande parte da população trouxeram maior controle e diminuição no número de casos em Araçatuba”, analisou.

Na mesma linha, a diretora do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, ressaltou a relevância das visitas casa-a-casa dos agentes orientando a população para retirar materiais inservíveis, eliminar recipientes que podem ser possíveis focos da dengue. “A guerra contra a dengue não acabou! Precisamos manter as ações preventivas para vencermos essa batalha”, enfatizou.