Andradina terá “Mutirão de Castrações” e microchipagem
Andradina - A Prefeitura Municipal vai ampliar o serviço de castração de animais através de uma parceria com o Curso de Medicina Veterinária da Fundação Educacional de Andradina. Segundo o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Fabrício Mazotti, a estratégia é usar da disposição da Fundação, e o excelente serviço dos alunos de medicina veterinária, para realizar mutirões de castração de cães.
“A grande novidade é a inserção de microchip em cães, com objetivo de facilitar a identificação desses animais, além de manter um cadastro comt0odas as informações pertinentes sobre os animais. Com esse chip, todo animal cadastrado terá informações sobre vacina, propriedade e até mesmo endereço”, explicou Mazotti.
Uma reunião no Gabinete do prefeito definiu detalhes para o 1º Mutirão que será realizado no dia 26 de abril. Participaram do encontro o coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Fábio Nogueira, a diretora da Fundação, Carla Baleroni Guerra, a Coordenadora da Causa Animal, Elaine Stelutti e o vice-prefeito Lucas Lopes.
“Há 60 anos a Fundação Educacional de Andradina, a “nossa fundação”, presta serviços de excelência para melhorar e desenvolver a cidade. Desta vez vamos promover uma revolução com a tecnologia que vai permitir, que os pets não estejam mais perdidos e com toda a informação necessária para seu bem estar”, disse o prefeito.
O plano é zerar a fila por castrações de cães na cidade, a exemplo do que vem sendo feito com sucesso com gatos. Por se tratar de cirurgias mais complexas, principalmente em relação as fêmeas, a parceria com a Fundação é fundamental para o sucesso da iniciativa com cães. Desde janeiro já foram castrados 140 cães pelo município, agora esse trabalho ganha um importante reforço com os mutirões.
Entenda
A microchipagem é um método permanente de identificação animal, e extremamente importante para a diminuição dos casos de abandono, além de ser um passo importante para garantir que o pet possa ser identificado em caso de perda.
Neste primeiro momento somente os cães serão microchipados. O dispositivo eletrônico armazena um código único e inalterável com informações de contato do tutor e do pet, como nomes, endereços e telefones.
A aplicação do microchip é rápida e fácil, mas a estratégia é realiza-la inicialmente em animais castrados pelo município. O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz, é esterilizado e não causa reações, alergias ou rejeições.