3ª Semana da Agricultura Familiar começa nesta segunda
Cultivo de melancia, Urucum, manejo de gado, plantio de ervas aromáticas e medicinais, além da criação de peixes em tanque escavado serão os temas
Castilho - Juntas, a Prefeitura de Castilho, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) realizam a partir do próximo dia 25 a 3ª Semana da Agricultura Familiar de Castilho.
Toda a programação acontecerá entre os dias 25 e 28, no Anfiteatro do CIEC, sempre com início às 13h e término previsto para as 17h. Para receber e orientar os muitos produtores rurais do município, foram convidados vários especialistas que abordarão temas variados e para todos os gostos.
Programe-se
Na segunda-feira, a Engenheira Agrônoma Neli Cristina Belmiro dos Santos abrirá a programação falando sobre o “cultivo consorciado”. Logo após sua exposição e a abertura para perguntas, será a vez do Engenheiro Humberto Sampaio de Araújo abordar o tema “cultivo de melancia”.
Às 13h de terça (26) a “Criação e Manejo de Bezerras Leiteiras” será o tema de abertura do segundo dia deste ciclo de palestras. Para falar sobre este tema foi convidado o experiente Médico Veterinário Fernando Morelli – da Fundação Itesp/Andradina. A pecuária também será tema abordado pelo Zootecnista Luiz Felipe Meirelles Gama na palestra “Manejo Homeopático para Gado Leiteiro”.
Uma palestra sobre o “Cultivo de Plantas Aromáticas e Medicinais” abrirá os trabalhos do penúltimo dia deste ciclo semanal. Para falar sobre este assunto, os organizadores da Semana da Agricultura Familiar convidaram a Pesquisadora dra. Eliane Fabri, do Instituto Agronômico de Campinas – IAC. Também ficará à cargo dela a palestra seguinte, que abordará a “Implantação e Cultivo de Urucum” – cultura esta que tem em Castilho um dos maiores produtores regionais.
Para finalizar a Semana, às 13h de quinta-feira a dra.Helenice Pereira de Barros, pesquisadora do Instituto de Pesca de São Paulo, falará sobre a “Criação Integrada de Peixe e Camarão de Água Doce”. Mantendo o foco na aquicultura, a programação terminará com o Zootecnista Rodrigo Braz falando sobre a “Alimentação e manejo de peixes em Tanques Escavados”.
“O objetivo desta semana é demonstrar a importância da diversificação e integração de atividades na propriedade rural, pois esta incrementa a qualidade de vida do homem do campo. Os temas reservados para a quinta-feira, por exemplo, atendem as dezenas de famílias que participaram dos cursos sobre piscicultura e que também tiveram os primeiros tanques escavados instalados pelo poder público municipal em suas propriedades”, explica o engenheiro agrônomo Pedro Boaventura, da Casa da Agricultura de Castilho.
A entrada é franca e todos podem participar, principalmente os estudantes dos cursos técnico agrícolas, de medicina veterinária, agronomia, etc..