Quarta-feira, 15 jan 2025
 
Facebook

Aluna castilhense embarca para o Reino Unido onde fará intercâmbio

Castilho – A estudante Fernanda Souza dos Santos, de apenas 15 anos, embarcou na segunda-feira, 13, para o Reino Unido onde fará intercâmbio nos próximos três meses. Moradora de Castilho, a aluna da escola Armel Miranda foi uma das selecionadas pelo programa “Prontos Pro Mundo”, de iniciativa do Governo do Estado.

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário estadual de Educação, Renato Feder, estiveram no aeroporto para desejar boa sorte ao grupo de alunos que fará essa experiência inédita. Fernanda irá cursar o ensino médio na cidade de Brighton, situada na costa sul do Reino Unido e ficará hospedada em casa de família que recebe intercambistas.

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) estima que o custo por aluno no trimestre será R$ 75 mil e cada estudante deverá receber uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

Despedida

A jovem aluna saiu de Castilho na noite de domingo,12, numa Van contratada pelo próprio Estado e que também levaria os outros alunos da região até São Paulo. Os familiares foram até a Praça da Matriz para o ato de despedida de Fernanda. Além de seus pais: Alyne Souza e Marcelo, também estiveram presentes a irmã Maria Luísa, a avó Maria Helena, a tia avó Maria Luques, os padrinhos Sidnei e Paula, além dos tios Vítor e Nícolas e dos primos Pedro Paulo e Pérolla.

Emocionada, a mãe de Fernanda falou sobre essa sensação estranha de ver a filha indo para outro país

“Foi uma mistura de sentimentos. Senti muito orgulho e também um aperto no coração de saber que vai ficar esse tempo longe. Mas estou muito feliz por ela. E claro vou sentir muitas saudades.”, declarou Alyne.

O programa

A participação no curso intensivo de idioma foi a primeira etapa do programa público de intercâmbio. Os estudantes classificados para as aulas de inglês obtiveram os melhores resultados no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em 2023, enquanto cursavam o 9º ano do Ensino Fundamental.

Para isso, os critérios de seleção incluíam ter no mínimo 14 anos, estar matriculado em uma escola da rede pública do Estado desde o sexto ano, obter autorização dos responsáveis e continuar o ensino médio na rede estadual. Na segunda etapa, os aprovados precisavam ter uma média igual ou superior a 7 nas disciplinas básicas da Base Nacional Comum Curricular no semestre anterior à seleção.

A terceira e última fase da seleção levou em consideração a soma das notas do Saresp e do curso de inglês.