Prefeitura de Araçatuba promove palestra sobre o tema exploração e abuso sexual infantojuvenil
Araçatuba - A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Cidadã, realizou nesta sexta-feira (16) palestra sobre abuso e exploração sexual, voltada a profissionais da rede de proteção do município.
A ação foi realizada no auditório da Secretaria de Educação, como parte da campanha “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes”. A atividade é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
A palestra foi ministrada pela educadora em sexualidade e escritora, Mônica Cristina Shoene Kaimen, que apresentou um panorama de como as crianças e adolescentes veem o que são abusos, as formas mais dinâmicas de abuso presentes no dia a dia, e o grau de vulnerabilidade deles no meio digital.
“Depois desse trabalho que desenvolvemos no ano passado e neste ano nas escolas municipais e estaduais da cidade, conseguimos verificar que o meio digital é hoje uma porta escancarada para o abuso contra crianças e adolescentes”, ressaltou Mônica.
Compromisso
O prefeito Lucas Zanatta participou do evento e reafirmou o compromisso da administração com o enfrentamento e combate à violência sexual infantojuvenil. “O nosso desafio é grande. Temos que agir porque há aspectos culturais que precisam ser banidos. E o agressor precisa sentir o peso da consequência do abuso, do trauma que irá causar em uma criança por toda a vida”, afirmou.
Estiveram presentes também na cerimônia o promotor de Justiça, Joel Furlan, as secretárias Marianne Fornageiro (Assistência Social e Participação Cidadã) e Heloisa Helena Vieira de Melo (Educação), a coordenadora do Creas, Mariane Camila Silva dos Santos, a presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, (Comdica), Maria Zilma Corrêa Dornelas, e o secretário de Governo e Comunicação, Marcelo Teixeira.
Todas as autoridades foram unânimes em destacar nos discursos a importância de mobilizar, sensibilizar e convocar toda comunidade para a luta contra a este tipo de violação no município, garantindo a proteção integral das crianças e adolescentes.
“Não tem dor maior do que saber que uma criança foi violentada, principalmente por um próprio familiar. Os índices de violência são alarmantes, por isso, é necessário que toda a rede de atendimento se una para, juntos, coibirmos as violências e dar apoio terapêutico as crianças e adolescentes. Quem cala consente, quem denuncia salva vidas”, destacou Maria Zilma.
Mais cedo, no mesmo local, 108 alunos dos 1ª e 2ª anos do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cristiano Olsen assistiram a peça teatral “O segredo de Léo”, da Companhia Bom Humor. O objetivo foi conscientizar o público sobre a temática da prevenção ao abuso e exploração sexual infantil.
Panfletagem
A programação da campanha será encerrada neste sábado (17), com uma panfletagem educativa no calçadão da Rua Marechal Deodoro, na região central da cidade, das 10h às 12h. O ato será conduzido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para sensibilização da população ao tema.