Quarta-feira, 23 abril 2025
 
Facebook

Sebrae-SP oferece programa gratuito para impulsionar o setor audiovisual em Araçatuba e região

Crie Audiovisual oferece capacitação com inscrições abertas até 25 de abril 

Região - Profissionais de Araçatuba e região pode participar do programa gratuito Crie Audiovisual. O projeto é voltado para empresas e profissionais do setor como produtoras, estúdios, roteiristas, produtores executivos, estudantes do segmento, entre outros. A primeira trilha de qualificação está com inscrições abertas até 25 de abril, basta acessar https://crie.sebraesp.com.br/segmentos/audiovisual/

O Crie é uma iniciativa do Polo de Referência Nacional de Economia Criativa, projeto liderado pelo Sebrae-SP em parceria com o Sebrae Nacional, para impulsionar negócios do setor audiovisual capacitando empresas e profissionais  

Araçatuba possui mais de 100 empresas que exercem atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos, programas de televisão e serviços de dublagem. As ações do Crie ocorrerão ao longo de 24 meses e atenderão três grupos: quem deseja atuar ou está começando nesse segmento; negócios já formalizados, como produtoras, estúdios, locadoras de equipamentos, distribuidoras e exibidoras; e empresas de maior nível de maturidade. O programa envolve workshops (serão cerca de 50), consultorias individuais, eventos de conexão, imersão e comunidades, rodadas de negócio, participação em missões nacionais e internacionais e trilhas de desenvolvimento de negócios (oito durante o programa). 

Segundo Vitor Alan Martins, Consultor de negócios e Gestor de projetos do Sebrae-SP, o Crie Audiovisual pode ter papel importante no crescimento dos produtores de Araçatuba e região. Ele oferece acesso a conteúdos valiosos e conexões que fazem a diferença. Com isso, os criadores aprendem a trabalhar de forma mais moderna, usando ferramentas digitais. Além disso, o programa incentiva a criatividade e valoriza o conteúdo autoral, que tem mais chances de se destacar no mercado atual. 

A primeira trilha tem foco no acompanhamento de empresas iniciantes, isto é, que estão entrando no mercado do Estado de São Paulo, sejam Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (MEs) ou empresas de pequeno porte (EPPs).?Vai abordar modelos de negócios no audiovisual, mecanismos e fontes de financiamento, leis de incentivo ao setor, direitos e contratos, comercialização de projetos e o papel da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e suas normas. 

Serão 25 empresas por trilha em diferentes temas e níveis de maturidade do negócio. A trilha envolve processo de seleção, diagnóstico da empresa, seis workshops online e até seis horas de consultoria em até oito semanas de acompanhamento. 

“O audiovisual, em sua operação, movimenta muitos outros segmentos e a economia como um todo; há um encadeamento produtivo. São bilhões em faturamento e milhares de pequenos empreendedores: essa é a razão do Sebrae dar esse apoio para ajudar a desenvolver o segmento no País e, especialmente, no Estado de São Paulo. Queremos ser parceiros do empreendedor do audiovisual. Tenho certeza de que juntos faremos muito mais”, afirmou o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa. 

Lilian Flores-Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP .