Quarta-feira, 13 nov 2024
 
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O Boticário lança Pacto Prateado em horário nobre da TV Globo e reforça agenda antietarista

No 17 de outubro, personagem de Mania de Você interpretada por Eliane Giardini retrata sintomas do climatério e aborda invisibilidade da mulher madura

Com uma atuação consistente no combate ao etarismo, Boticário estreia em ‘Mania de Você’, novela das nove da TV Globo, propondo uma reflexão sobre como a sociedade posiciona as mulheres em um lugar de invisibilidade à medida que envelhecem. O debate proposto pela marca, que é patrocinadora da trama, tem exibição prevista para 17 de outubro, véspera do Dia da Menopausa, e endossa a atuação de Boticário acerca dos diferentes ciclos femininos, como o climatério, reforçando a narrativa de que o auge de cada mulher é hoje.

A cena protagonizada por Berta, personagem interpretada por Eliane Giardini, traz para a ficção uma realidade vivida por mais de 29 milhões de mulheres no país, segundo dados do North American Menopause Society, que estima mais de 1 bilhão de mulheres ao redor do mundo vivenciando a menopausa até 2030.

Para Renata Gomide, Vice-presidente de Consumer do Grupo Boticário, o papel da marca é conseguir desmistificar e falar abertamente sobre o tema. “Para nós é um privilégio poder falar sobre menopausa de forma tão real e abrangente. Justamente por isso que iremos continuar contribuindo para uma sociedade antietarista por meio de iniciativas contínuas e abrangentes pensadas para acolher e valorizar as diferentes trajetórias, reconhecendo que cada processo de envelhecimento é singular e diverso”.

A ação, idealizada pela agência GUT em parceria com a Globo , faz parte da campanha de combate ao etarismo “Seu auge é hoje”, que desde setembro reforça os muitos auges da vida da mulher e endossa uma ótica positiva para a chegada da maturidade. Essa é uma das agendas prioritárias do Grupo Boticário, responsável pelo maior programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do varejo brasileiro, que neste ano trabalha Gerações como tema-foco.

“Discutir maturidade e menopausa – temas ainda tão delicados para muitas mulheres – em um espaço de grande visibilidade é importantíssimo. Para promover uma sociedade livre de etarismo, é essencial vermos e entendermos que a vida das mulheres continua repleta de realizações, oportunidades e auges também depois da menopausa.” diz Sofia Calvit, Diretora de Criação da GUT.

Seu auge é hoje

O movimento teve início no TikTok, quando a marca criou uma estratégia para estimular o alcance de conteúdos produzidos por influenciadoras e criadoras com mais de 45 anos na plataforma. Segundo o Mindset Generation, pesquisa recém-lançada pela plataforma de vídeos, atualmente, as fronteiras geracionais estão se desfazendo no âmbito digital. O estudo aponta que os interesses, valores em comum e as semelhantes formas de consumo dos usuários acabam por criar um ambiente democrático na plataforma, potencializando o comportamento transgeracional. Hoje, o TikTok conta com 28% do público ativo composto por integrantes da geração X (nascidos entre 1965 e 1981).

Ainda dentro do mesmo conceito, a marca lançou Botik Resveratrol e Silício, linha de skincare dedicada ao cuidado da mulher que lida com o climatério e a menopausa. Botik foi idealizada há mais de 7 anos como marca prioritária para a conversa com a mulher 45+ e, hoje, conta com 70% do público consumidor com mais de 43 anos. Para apresentar o produto, a marca criou a Casa Menopausa, um espaço de conexão entre mulheres maduras, proporcionando debates entre convidadas, especialistas e influenciadoras discutirem sobre o tema de forma aberta e acolhedora.

Para amplificar o tema e gerar identificação com a consumidora, Ingrid Guimarães foi a escolhida para iniciar o movimento de reflexão e gerar debates abertos entre mulheres maduras, mostrando que a menopausa não é o fim e apontando o quão injusto seria ter pausado seus auges com a chegada da maturidade. Além dela, as apresentadoras Rita Batista e Regina Volpato também se aliaram ao movimento para trazer sua perspectiva e
vivência sobre a menopausa.

“Todas essas iniciativas refletem nosso compromisso em valorizar histórias e reconhecer a beleza na maturidade. Como uma marca relevante no mercado de beleza, temos a responsabilidade de desconstruir os padrões que atrelam a beleza à juventude. Queremos que nossas ações inspirem as mulheres a se enxergarem como
verdadeiramente são, em todas as fases da vida, e que celebrem cada capítulo de suas jornadas”, finaliza Renata Gomide.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realizar testes em animais.

Fontes:

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares.
Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de
2022.