Quinta-feira, 28 nov 2024
 
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Boticário reforça a importância da responsabilidade parental mais igualitária em campanha de Dia dos Pais

Pelo segundo ano, a marca aborda os impactos dos 5 dias previstos de licença para homens e na concepção de papéis sociais, em uma narrativa sensível com a perspectiva dos pais

Segundo pesquisa do DataFolha, realizada em março de 2024, para 69% dos brasileiros*, as mulheres devem ser as principais responsáveis por cuidar de filhos recém-nascidos. É neste contexto que o Boticário está novamente na vanguarda dos debates sociais na campanha de Dia dos Pais pelo segundo ano consecutivo. Por outra perspectiva, destaca os benefícios da licença parental universal como pilar fundamental para uma sociedade mais inclusiva, posicionando-se enquanto agente de transformação.  

Liderar pautas sobre diversidade e outros temas relevantes para a sociedade é um dos propósitos da marca, que fomenta a reflexão sobre o aumento da licença paternidade (para pais cis e trans), atualmente de 5 dias para 120 dias. O benefício é uma realidade para os colaboradores do Grupo Boticário desde 2021, enquanto o Boticário é a marca da holding que fortalece essa narrativa por meio de suas campanhas de Dia dos Pais. No ano passado, a marca convidou as pessoas a refletirem sobre a importância da presença genuína do pai nos primeiros momentos do novo filho(a) e, consequentemente, estimulou a construção de vínculos de qualidade, afeto, confiança e amor. 

“As formações familiares mudaram muito, mas precisamos melhorar em muitos aspectos. É por isso que estamos trazendo novamente o tema; temos muito orgulho de falar sobre os muitos benefícios, oferecidos desde 2021, que a Licença Parental Universal do Grupo Boticário tem na vida de nossos colaboradores, mas queremos que isso se expanda. Foi a partir de muita escuta ativa que decidimos ampliar essas histórias de transformação para uma narrativa de impacto social em nossas campanhas de Dia dos Pais. O ponto de partida foi em 2023, mas, um ano depois, seguimos vendo essa como uma discussão propositiva e necessária para a construção de uma sociedade mais equânime”, explica Marcela de Masi, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. 

Para amplificar o alcance da mensagem, a marca lança, no dia 22 de julho, o filme-conceito da data, criado pela agência AlmapBBDO, que evidencia a pesquisa do DataFolha e os benefícios da licença parental universal em diversos canais e plataformas digitais, com uma estratégia 360° que abrange mídias online e off-line, fortalecendo a popularização do debate. “O Boticário segue abordando o tema porque ainda é muito necessário chamarmos a atenção sobre a necessidade de licenças universais, garantindo uma sociedade mais perto da igualdade entre gêneros. Queremos provocar a reflexão sobre a mensagem de que a licença de apenas 5 dias passa para a sociedade”, comenta Fernando Duarte, diretor executivo de criação da AlmapBBDO. 

Nas redes sociais, a campanha é ancorada no conceito de que é preciso mais do que 5 dias para o cuidado e a conexão inicial, mostrando a importância dos 120 dias e o impacto positivo dessa experiência, tanto para os pais quanto para os filhos. Por meio de influenciadores e nas redes proprietárias do Boticário, a marca abre e sustenta a conversa sobre o tema, além de debater a importância de ressignificar o conceito de paternidade.  

Premiação em Cannes 

A marca de beleza mais amada do Brasil* foi reconhecida no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions com o Leão de Bronze na categoria Glass, uma das mais relevantes por premiar trabalhos de impacto que abordam desigualdade de gênero e são capazes de mudar a cultura. A campanha Instinto Paterno, de 2023, que também entrou na shortlist da categoria de PR, convidou à reflexão sobre a licença parental como um benefício para a equidade de gênero no ambiente corporativo a partir do conceito “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”.

No Brasil, a legislação assegura 120 dias de licença para mães, enquanto os pais têm direito a apenas 5 dias – realidade que o Grupo Boticário quer mudar desde 2021, quando implantou o benefício da Licença Parental Universal de 120 dias para todos os colaboradores, sejam cis, trans, em relações homo ou heteroafetivas, com filhos(as) consanguíneos(as) ou não. 

Ficha técnica 

Anunciante: O Boticário 

Agência: AlmapBBDO 

Título: Babytalk 

Produto: Dia dos Pais 2024 

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu 

CCO: Luiz Sanches e Marco Giannelli (Pernil) 

Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama 

Diretores de Criação: Mozar Gudin e Philippe Degen 

Criação: Bruno Antunes e Rodolfo Garcia 

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Giuliano Springhetti 

Planejamento: Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Maria Eduarda Menezes, Júlia Martins, Giovanna Schiavon, Nubia Yoshiura e João Calasans 

Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Bruna Defelippe, Thais Guarlotti e Kayuan Fernando 

Mídia: Rafaela Alves, Mariana Areia, Suellen Kiss, Vitória Soares, Camila Lopes, Patrick Novaes e Paula Kurihara 

Produtora de imagem: Boiler Filmes 
Direção: Dulcidio Caldeira 
Produção Executiva: Juliana Martellotta 
Head de Atendimento: Larissa Perrotta 
Atendimento: Manu Fenerich, Sheila Santos e Jonas Monte 

Head de Coordenação: Juliana Sigolo 

Equipe de Coordenação: Cynthia Gama, Cintia Varella, Marina Rohnik e Joyce Carvalho 
Diretor de Produção: Robertinho Bellezia 
Produtor: Marcelo Campos 

Assistente de Produção: Maurício Marcondes 

1° Assistente De Direção: Bruno Roberti 

2° Assistente de Direção: Eugênio Silveira Diretor De Fotografia: Juliano Lopes 

Direção de Arte: Daniel Miragem 

Assistente de Arte: Flora Maringoni 

Produtora de Objetos: Daiana Arna 

Making Of: Guilherme Fernandes 

Figurinista: Márcia Leite 
Maquiador: Otávio Maciel 
Produtor de Locação: Kleber Pereira 

Produtor de Elenco: Carminha e Edu Piva 

Head de Pós-produção: Ricardo Quintela 

Montagem: Ricardo Quintela 
Finalização: Rodrigo Azambuja e Renata Dalbem 

Assistente de Finalização: Jean Baptiste Neto 

Color Grading: Acauan Pastore 

Pós-produção: Flow Vfx 

Estúdio de Som: Raw Audio 

Produtora de Som: Raw Audio 
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira 
Direção Musical: Hilton Raw 
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein 
Atendimento: Carol Peternelli 
Coordenação: Robério Barbosa 

Aprovação: Renata Gomide, Marcela De Masi, Giovana Orlandeli, Eduardo Rebola, Bibiana Depaula e Mayara Salgueiro 

*Mulheres devem ser as principais cuidadoras de filhos recém-nascidos para 69% dos brasileiros. 

**Fonte: Bem-Estar Parental nas Empresas, estudo desenvolvido por Filhos no Currículo e Infojobs, 2023. Revista Crescer e Cartilha para Pais – Como Exercer uma Paternidade Ativa, divulgada em 2018 pelo Ministério da Saúde. Relatório “Situação da Paternidade no Brasil”, 2021 | Pesquisa Deloitte 2023 | Revista Exame 2023 | Folha de S.Paulo 2024. 

#OndeTemAmorTemBeleza  

Sobre O Boticário 

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países.

O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.  

*Fonte: Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.  

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.