Estoque de sangue do Banco de Sangue do HSPE enfrenta situação crítica e precisa de doações
Bolsas dos tipos
sanguíneos O -, A- e AB- estão 70% abaixo do ideal
No último mês, o Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) vem registrando queda nos estoques de sangue, chegando a uma situação crítica. Os tipos sanguíneos mais afetados são O -, A- e AB-, que estão 70% abaixo do estoque ideal, enquanto os outros tipos sanguíneos estão operando com aproximadamente 40% a menos.
“O número de doações de sangue costuma cair no meio do ano, tanto pelo período de férias quanto pela queda nas temperaturas, mas essa queda brusca é preocupante,”, afirma o hematologista Fábio Lino, diretor do Banco de Sangue do HSPE.
O médico explica que até o momento nenhum paciente deixou de ser atendido, mas a disponibilidade de sangue para transfusão é crucial para a sobrevivência de pacientes em situações de risco, como cirurgias, emergências médicas e acidentes graves com traumas, além do tratamento de paciente com doenças como o câncer.
“Cada doação de 450 ml de sangue pode salvar até quatro vidas, procure o posto de coleta mais próximo, fale com seus amigos e familiares e ajude a salvar vidas”, afirma Lino.
Faça sua doação
Lançada em junho pelo Banco de Sangue do HSPE, a campanha “Doe sangue e faça parte do time que torce pela vida”, uma associação com os Jogos Olímpicos de Paris que terão início no fim de julho, segue ativa para incentivar a população a fazer doações voluntárias de sangue.
Sobre o Banco de
Sangue do HSPE
O Banco de Sangue do HSPE funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 8h às 16h. O prédio, que está localizado na área externa do espaço hospitalar, fica na Rua Pedro de Toledo, nº 1800 - Vila Clementino - São Paulo – SP;
Os interessados em doar devem ter idade entre 16 e 69 anos (sendo a primeira doação até os 60 anos), pesar mais de 50 kg e estar bem alimentado na ocasião;
A doação pode ser feita sem agendamento, basta apresentar documento de identificação com foto.
Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo
(Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de
assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe
oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos
estaduais e seus dependentes.
São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais,
clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de
imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o
Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do
Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo
Digital.