Cuiabá é a pior das 12 sedes da Copa em saneamento básico
Cuiabá - Com problemas crônicos e insuficiência em grande parte de sua rede de esgoto, Cuiabá mantém um título indigesto: o de capital que tem o pior saneamento básico do Brasil entre as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil que apontou, em seu estudo divulgado nesta terça-feira (01), que apontou Cuiabá na 55ª colocação no ranking de qualidade no serviço de esgoto entre 81 cidades com mais de 300 mil habitantes.
Ao direcionar para a região Centro-Oeste, o estudo aponta que Cuiabá está 41 posições atrás de Goiânia, a 11ª do ranking e 19 postos atrás de Campo Grande, que aparece em 36º lugar. Nesse ranking, a capital federal Brasília está em nono lugar. O estudo foi baseado em pesquisas e análises dos sistemas de esgoto entre os anos de 2003 e 2008, a partir dos números publicados pelo Ministério das Cidades colhido junto às prefeituras.
Foi levado em consideração ítens como a cobertura da rede de esgoto no município e conformidade ambiental (volume de esgoto tratado por metro cúbico de água consumida). Segundo o estudo, esse foi o quesito onde Cuiabá ap areceu com destaque negativo. Por outro lado, segundo a CAB, Cuiabá recolhe 38% de seu esgoto e trata 28%, o que é um número acima da média nacional. A meta é tratar 60% com as obras do PAC, nos próximos anos.
Tanto na periferia como em bairros centrais, o sistema de esgoto foi considerado insuficiente. Bairros como o Praeirinho, às margens do córrego do Barbado, por exemplo, sofrem muito com o problema. É possível avistar crianças brincando em áreas próximo de esgotos. Nas imediações, algumas casas tem canos despejando esgoto à céu aberto.
Saneamento básico parece ser um problema crônico da capital mato-grossense. Já há alguns anos, a cidade parece ter estagnado investimentos na área. A Prefeitura de Cuiabá tem planos para melhorar a questão, mas depende de recursos federais.