Segunda-feira, 31 mar 2025
 
Facebook

Prefeitura de Castilho investirá R$ 300 mil em programa Campo Acolhedor para salvar animais da seca

Castilho – O prefeito Paulo Duarte Boaventura e o vice João Gabriel, atual secretário de Agricultura e Pecuária, agradeceram a Câmara de Vereadores pela aprovação unanime do programa Novo Campo Acolhedor. Este programa visa apoiar a produção leiteira no município, incentivando a implantação de capineiras em propriedades de agricultura familiar.

O Governo Municipal deve investir R$ 300 mil nesse programa que vai ajudar a salvar vidas dos animais no período da seca. “Isso demonstra mais uma vez o nosso compromisso com o homem do campo e em especial aos pequenos produtores rurais e assentados”, reforça o prefeito.

De acordo com o Paulo Boaventura, o programa será coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e oferecerá incentivos aos pequenos produtores rurais, incluindo preparo do solo, fornecimento de mudas e assistência técnica. As propriedades participantes poderão ter até 5.000m² de área preparada, o que equivale a meio equitare.

“Essa muda será entregue diretamente na propriedade do produtor e caberá a ela fazer o plantio e cuidar dessa cana até o momento da colheita. Todo ano a gente vê a seca se alongando, a estiagem prolongada e gado morrendo. A nossa proposta é ameniza o sofrimento dessas famílias rurais”, enfatizou o vice prefeito João Gabriel, que também responde como secretário municipal de Agricultura e Pecuária.

Segundo o secretário, é muito importante o Poder Público apoiar o produtor, para que o mesmo possa se preparar e também preparar esse alimento para que na época da estiagem seja um período mais tranquilo e mais acolhedor.

Inscrição

Os interessados devem se inscrever pessoalmente na Secretaria de Agricultura e Pecuária, localizada no anel viário, ao lado do clube da 3ª Idade.

Para participar do programa, os produtores rurais devem atender a alguns requisitos, como ser integrante da agricultura familiar, ter a bovinocultura de leite como principal atividade e possuir notas produtoras da venda de leite nos últimos 12 meses.

O programa também prevê a realização de análise do solo, fornecimento de mudas de BRS Capiaçú e Cana-de-açúcar e assistência técnica. Já os produtores rurais serão responsáveis por indicar e delimitar a área para o estabelecimento da cultura, realizar correção do solo, plantio, adubação, manejo fitossanitários e colheita.