Banco de Leite de Araçatuba inicia campanha pelo Dia Mundial da Doação de Leite Humano
Araçatuba - O Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba realizará uma série de ações durante todo este mês para marcar o Dia Mundial e Nacional da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio. O foco é a conscientização e incentivo à doação de leite materno, além de divulgar o banco de leite do município.
Com o slogan “Doação de Leite Humano: um gesto humanitário que alimenta esperança”, a programação inclui visitas diárias às puérperas da Santa Casa de Araçatuba e grupos de gestantes, visando destacar a importância do leite humano e a necessidade de doações regulares ao BLH.
Capacitação
No dia 7 de maio, será promovida uma capacitação para os colaboradores do Banco de Leite Humano. O encontro será às 8h, no Centro Especializado em Atenção Psicossocial (Ceaps). No mesmo dia, às 9h, será realizada uma palestra na Santa Casa de Birigui. Ambas as ações acontecerão em parceria com curso de Medicina do UniSalesiano.
A partir da segunda quinzena de maio, todas as doadoras de Araçatuba e região receberão uma lembrança preparada pelo Fundo Social de Solidariedade. No dia 30, encerrando a programação, haverá premiação para duas doadoras que se destacaram em doações no ano de 2024. A entrega do prêmio será na sede do BLH, às 8h.
Prematuros
Segundo a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite Humano, Jesiela Passarini, o objetivo da ação é reforçar a conscientização da população sobre a importância da doação do leite humano e incentivar as mães a doarem o leite excedente para bebês internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais.
“A doação de leite materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento de recém-nascidos, especialmente prematuros e de baixo peso, que não podem ser alimentados pelo leite da própria mãe. Esse ato de amor ajuda a protegê-los contra infecções e garante uma nutrição adequada”, afirmou.
Como ser doadora
As interessadas em doar leite materno devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelos telefones (18) 3636-1175 ou (18) 99718-1654. Para ser doadora, a mamãe precisa estar produzindo volume de leite superior às necessidades do próprio filho e estar bem de saúde.
A equipe do BLH vai até a residência, faz a entrevista e triagem com a puérpera, leva os frascos esterilizados e a bombinha para facilitar a extração do leite. Uma vez por semana, um funcionário passa na residência para pegar os frascos cheios e deixar mais potes vazios.
“Todo leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído aos prematuros internados nas UTIs infantis do município. O leite materno é um alimento completo e um remédio único, que oferece benefícios vitais à saúde dos bebês”, completou Jesiela.
Serviço:
Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba
Informações: (18) 3636-1175 ou (18) 99718-1654
Confira outras informações em https://aracatuba.sp.gov.br/noticias.