Secretaria de Saúde de Castilho disponibiliza vacinas contra Febre Amarela no CIS
Castilho – A sala de Vacinas do CIS (centro Integrado de Saúde), já está abastecido com vacinas contra a Febre Amarela. A informação partiu do secretário municipal de Saúde, Demílson Cordeiro, alertando a todos da importância de estar prevenido.
No início deste ano houve aumento considerável de casos no estado de São Paulo e a Secretaria de Saúde trabalha de forma intensiva para evitar que Castilho entre nos índices de cidades com registro da doença.
“E a maneira mais adequada de evitar é estar vacinado”, propõe o secretário Demílson. Segundo ele, a sala de vacina do CIS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Sintomas da febre
amarela:
Os sintomas iniciais da febre amarela são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga, e fraqueza.
Transmissão:
A febre amarela é transmitida por mosquitos infectados pelo vírus e apresenta dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano. No ciclo silvestre, os principais vetores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, entre eles o Aedes Aegypti, mesmo transmissor da Febre Amarela.
Público alvo:
Atualmente, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda que todas as pessoas não imunizadas em São Paulo recebam a vacina. Desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Para pessoas a partir dos 5 anos, a vacina é dose única.
Reações:
Assim como outros imunizantes, a vacina pode causar reações leves, como dor no local da aplicação, febre, dor de cabeça e dor muscular.