Quarta-feira, 27 nov 2024
 
Facebook

Após “puxada de tapete”, PL Fernandópolis oficializa pré-candidatura de Cantarella e Mazeti

Fernandópolis - Mesmo após conflitos políticos, o Partido Liberal (PL) de Fernandópolis enfim oficializou na noite de sexta-feira (26) a pré-candidatura de João Paulo Cantarella para prefeito, com Marcos Mazeti como seu vice. O anúncio foi feito durante uma convenção aberta ao público na sede do partido, presidida por Cleber Fantini.

No início deste ano, o vereador João Paulo Cantarella sofreu uma verdadeira “puxada de tapete” por parte de seu então partido, o MDB, em um movimento articulado pelo deputado federal Fausto Pinato (PP). Cantarella havia expressado seu interesse em se candidatar à prefeitura de Fernandópolis, mas essa decisão estava em conflito com acordos políticos estratégicos entre Pinato e o MDB, que tem como presidente nacional o deputado federal Baleia Rossi.

A candidatura de Cantarella representava uma ameaça aos planos do deputado estadual Itamar Borges (MDB), que pretende se candidatar à prefeitura de São José do Rio Preto com o apoio de Pinato. A aprovação da candidatura de Cantarella pelo MDB prejudicaria essa aliança e Fausto Pinato iria retirar o apoio a Itamar.

Mesmo sendo o vereador mais votado de Fernandópolis em 2020, Cantarella acabou sendo forçado a deixar o MDB e se filiou ao PL para dar continuidade ao seu projeto de candidatura.

Em um vídeo publicado nas suas redes sociais no dia 08 de abril, Cantarella agradece o acolhimento do PL e afirma que a decisão de saída do MDB foi por interferência política.

“Nós passamos por um momento muito triste de nossa história, lamentamos os acontecimentos de interferência de políticos que se acham, às vezes, donos de nossa cidade. Tentaram barrar ideias e ideologias através do poder que julgam ter. Isso nos trouxe mais força, mais ânimo e vontade de lutar por uma Fernandópolis nova. Começamos um novo caminho e eu quero agradecer ao PL por ter me recebido e por ter aberto as portas para que eu pudesse trazer para esse partido aquilo que eu já vivia.”

A chapa, composta exclusivamente por membros do Partido Liberal, também apresentou 14 pré-candidatos a vereador. De acordo com Cantarella, o grupo representa a direita conservadora no município. “Estamos formando uma chapa ‘PL puro’ porque acreditamos nos ideais do partido e na direita conservadora”, afirmou.

Ainda durante seu discurso, ao lado de seu pai e seu tio, João Paulo Cantarella relembrou o início de sua trajetória com o PL. Segundo ele, o partido sempre esteve presente na vida de sua família e agora faz parte da sua própria jornada.

“Aqui está meu tio, que se filiou ao PL em 1988, e meu pai, que já foi candidato a vereador. Minha história com esse partido não é de hoje. Agradeço a todos que estão aqui, especialmente aos membros do PL. Nós acreditamos em um ideal, em Deus, pátria, família e liberdade”, ressaltou.

O evento contou com a participalçao ativa da comunidade local. Fizeram uso da palavra, o agropecuarista Paulo Okuma, os empresários Jerry Falcão, Silmar Serafim, Carlos Gonçalves, o membro dos grupos de direita em Fernandópolis André de Lucas, vereador João Garcia Filho e a membro do PL Mulher, dona Júlia.

Apesar das tentativas de barrar a pré-candidatura, a chapa composta por Cantarella e Mazeti foi aprovada por aclamação, para disputar à prefeitura nas eleições de 2024.