Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021
 

Prefeitura Municipal alerta sobre descarte irregular de lixo em Pereira Barreto

Descarte irregular de lixo, entulho, podas, dentre outros materiais, em áreas públicas é crime

Pereira Barreto - A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto pede a colaboração da população a participar e ajudar o poder público a manter a estância turística limpa, não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas. O descarte irregular de lixo foi registrado nesta semana em vários pontos do município, inclusive em estradas, no desembarcadouro no fim da avenida Brasil e no Porto Fluvial.

A Prefeitura Municipal informa que ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza da cidade, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos para a comunidade e os próprios moradores. A Administração Municipal informa que a coleta de lixo é feita constantemente em Pereira Barreto.

A Secretaria de Obras e Serviços públicos, está realizando a limpeza dos locais e pede a conscientização das pessoas. A Administração Municipal orienta os moradores por meio do Código de Posturas do Município, em seu Artigo 27, Inciso V, que diz que “é proibido aterrar vias públicas, quintais ou terrenos baldios, com lixo, matérias velhos ou quaisquer detritos; a fim de preservar a higiene pública”.

A Prefeitura Municipal também orienta que existe um local para o descarte regular do lixo em Pereira Barreto: a Área de Transbordo e Triagem Municipal, onde podem ser descartados podas de árvores, entulhos de limpeza, e bota fora, vale destacar que nesta semana foi registrado o acumulo de lixo na entrada da área. O local é totalmente sinalizado e fica localizado na Rodovia Dorival da Silva Louzada antes do conhecido trevo da Laranja.

Arremessar lixo em locais em trechos urbanos é considerado atos lesivos à limpeza urbana. O Artigo 57, Inciso I do Código de Posturas do Município destaca a proibição de “depositar ou lançar papéis, latas, restos, entulhos ou lixo de qualquer natureza, fora dos recipientes apropriados, em vias, calçadas, praças, e demais logradouros públicos”. A penalidade, segundo o Artigo28 do mesmo código, relata que “as multas decorrentes de infração às disposições serão de duas unidade de referência (UR), arbitradas nos termos do código”.

É muito importante a população exercer a cidadania, e a conscientização, o lixo descartado de forma incorreta pode atrair animais, como o escorpião, entre outros animais que podem provocar acidentes e danos a saúde.A preservação dos locais com limpeza em Pereira Barreto evita o aparecimento de novos casos de dengue.

Veja algumas orientações para a população ajudar a Administração Municipal a manter a cidade limpa

Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

Material proveniente de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares não serão passíveis de recolhimento pelo serviço público de coleta domiciliar. Estes resíduos são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis e deverão ser removidos às suas expensas.

No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem tratamento e, em muitos casos, em lixões a céu aberto. Aproximadamente 7,7 milhões de toneladas de lixo são destinados a aterros sanitários.