Sábado, 31 de Outubro de 2020
 

Nota de esclarecimento da Prefeitura Municipal de Nova Independência

Nova Independência - Após a confirmação do primeiro caso positivo para Covid-19 em nosso município, algumas pessoas ficaram com dúvidas, que vamos sanar nas próximas linhas. Antes, vale ressaltar que, não podemos divulgar o nome do paciente nem tão pouco, expor seus dados.

Como foi contraído o vírus?

Nossa equipe tem feito todo o mapeamento a fim de descobrir aquilo que chamamos de ‘foco do vírus’, ele pode ter contraído de um amigo, de um familiar, ou até mesmo no hospital. Fica impossível no primeiro momento, afirmar qual foi a ‘fonte’ de contaminação.

Todas as pessoas que tiveram contato com o idoso estão passando por testes que até o momento deram negativo, isso inclui familiares e funcionários do departamento de saúde. Novos exames laboratoriais foram solicitados no dia de hoje.

Onde o paciente se encontra?

Atualmente o paciente está na Santa Casa de Andradina, seu estado de saúde é estável, não apresenta nenhum sintoma, provavelmente receberá alta nos próximos dias, caso retorne ao seu lar, ficará em rigoroso isolamento até que comprovada sua cura.

O paciente não foi notificado pelo município de origem?

O paciente não foi notificado como suspeito no município, pois apresentou falta de ar no domingo, mesmo dia que foi atendido na Unidade Pronto Atendimento em Andradina, e logo após internado na Santa Casa.

Por possuir outras comorbidades, foi medicado e aguardou resultado do exame, com resultado recebido dia 13/07/2020. Houve aqui a sub-notificação. Ressaltamos que todos os cuidados são necessários e imprescindíveis.