Quinta-feira, 30 jan 2025
 
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Economista Marco Aurélio Barbosa fala com Sebrae-SP sobre desafios e oportunidades para região de Araçatuba em 2025

Palestra foi direcionada a consultores, analistas e grupo de empresários

Estado - O Escritório Regional do Sebrae-SP em Araçatuba recebeu, no dia 15 de janeiro, o professor universitário e economista Marco Aurélio Barbosa de Souza, para uma palestra sobre o panorama econômico, desafios e oportunidades para a região de Araçatuba em 2025. Na ocasião, foram convidados analistas e consultores da instituição local, além de um grupo de empresários, com o intuito de fomentar e fortalecer o setor comercial. 

Marco Aurélio apresentou dados atualizados sobre o desenvolvimento dos pequenos negócios da cidade e região. “Como especialista em pesquisas sobre economia local e regional, é sempre muito gratificante colaborar com instituições locais, empresas e empreendedores. Juntos, podemos fortalecer o ecossistema empreendedor, identificar oportunidades e enfrentar os desafios ao desenvolvimento do município, promovendo um crescimento mais sustentável e integrado”, disse. 

Entre os dados relevantes, o professor pontuou que, embora a região represente 1,7% da população total de São Paulo, a contribuição para o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado é de apenas 1,1%. Com 1,7% do PIB de São Paulo, o PIB regional seria equivalente a R$ 54 bilhões. Porém, hoje é de R$ 36 bilhões.  

Em relação à geração de empregos, entre 2021 e 2024, o saldo por grandes setores produtivos, na cidade de Araçatuba, tem sido puxado pelo setor de serviços, que lidera a geração de 4.963 postos de trabalho, seguido pelo comércio com 1.182 cargos e indústria com 983 vagas ocupadas. O município é responsável por 24% do total de geração de empregos de sua região administrativa. Logo atrás, vêm as cidades de Birigui, Andradina e Penápolis.  

Os setores que tiveram mais produtividade entre os anos de 2021 e 2024 foram: serviços, comércio e indústria. Neste período, a faixa etária que se destaca com oportunidades no mercado fica entre 30 a 39 anos. O grau de escolaridade que se manteve em evidência foi o ensino médio completo, com remuneração em torno de R$ 2.520,39. Quem tem ensino superior completo chega a ter uma média salarial de R$ 5.352,32.  

Na avaliação geral, Marco Aurélio mostra que o setor de serviços tem ampliado sua participação ao longo do tempo, com um crescimento de 508,7% desde 2013. O comércio caiu para a segunda posição, com expansão de 217,2%, entre 2023 e 2024. A construção subiu para o terceiro lugar, registrando o maior crescimento, de 509,1%.  

Entre o dinamismo produtivo das principais atividades econômicas entre 2013 e 2024, desponta o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios. As atividades que vêm logo em seguida são: cabeleireiro, manicure e pedicure, acompanhados da promoção de vendas.   

O Centro da cidade de Araçatuba conta com o maior número de empresas ativas. O crescimento econômico se mostra evidente nos bairros Umuarama, Jardim Nova York, Planalto e Vila Mendonca, respectivamente. Na pesquisa, atualizada até o dia 10 de dezembro de 2024, existem 5.149 empresas abertas na cidade. Destas, 73% são Microempreendedores Individuais (MEIs).  

Na palestra, o professor ainda falou do potencial de consumo da população regional, evolução das receitas orçamentárias, PIB e PIB per capita, pirâmide demográfica, avenida comercial, arrecadação de ICMS, DARF, entre outros assuntos que mostraram os desafios e desenvolvimento do município e cidades vizinhas.   

Osney Ferracioli, gerente da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (ACIA), ficou satisfeito com a explanação econômica, pois muitos dados exibidos na ocasião não são de conhecimento da maioria dos empresários. “Ter contato com este estudo bem aprofundado, abre o leque para diversas ações dentro da comunidade”, disse.  

Para Vanessa Helena Oliveira Alves, consultora de negócios do Sebrae-SP com foco em Marketing, a presença de Marco Aurélio no Escritório Regional trouxe informações que irão ajudar e direcionar os trabalhos do Sebrae na região.  “Nós conseguimos perceber com esta aula onde podemos ser mais estratégicos em nossas ações regionais”, complementa.  

“A troca de informações é extremamente relevante para a população. Por meio dessas interações, é possível compartilhar dados estratégicos, boas práticas e insights que ajudam os empresários a tomar decisões mais assertivas, identificar novas oportunidades de mercado e superar desafios. Além disso, ações como esta fortalecem a rede de apoio aos pequenos negócios, criando um ambiente mais favorável para o empreendedorismo”, finaliza Marco Aurélio. 

Lilian Flores-Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP.