Terça-feira, 12 nov 2024
 
Facebook

Mais 25 pessoas receberam cadeiras de rodas motorizadas

Andradina - Mais 25 andradinenses receberam cadeiras de rodas motorizadas através do convênio entre o Hospital Ritinha Prates e a Prefeitura de Andradina. Já são mais de 140 pessoas atendidas com cadeiras de rodas de todos os tipos apenas em 2024.
 
A entrega aconteceu no anfiteatro da Fundação Educacional de Andradina, com a presença da Secretária de Saúde, Maristela Marin e do presidente da Câmara Municipal de Andradina e vice-prefeito eleito, Lucas Lopes. Também estiveram presentes os assessores legislativos Fabiano Teixeira, representando o vereador Fabricio Mazotti e Daniel  da Silva Costa, representando a vereadora Elaine Vogel.

Antes de receber as cadeiras os novos usuários do equipamento receberam instruções. Devida a quantidade de novas cadeiras elétricas, que transitam em ruas e prédios fechados, será preciso que motoristas, motociclistas e ciclistas fiquem atentos.
 
Ritinha Prates

O Centro Especializado em Reabilitação IV Ritinha Prates (CER IV Ritinha Prates), realiza o trabalho desde 2015e a busca ativa por pessoas que necessitam dos equipamentos foi feita em Andradina esse ano.
 
A busca ativa faz parte da campanha do Ritinha Prates para levar gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a usuários de cadeiras de rodas, a maioria nunca imaginou um dia possuir um equipamento tão moderno”, disse.
 
Os equipamentos são adquiridos por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação. O FAEC foi criado pelo Governo Federal em 1999, com a finalidade de arcar com os pagamentos dos procedimentos de alta complexidade em pacientes com referência interestadual, próprios da Câmara Nacional de Compensação, e dos decorrentes da execução de ações consideradas estratégicas.
 
Independentemente da busca feita pelo Ritinha Prates, o usuário deve estar atento e seguir critérios para ter acesso aos equipamentos. O primeiro passo é procurar a UBS mais próxima. Constatada a necessidade do usuário, a solicitação é enviada à Secretaria de Saúde de Araçatuba, que agenda uma avaliação do usuário. No final, estando tudo certo, o usuário recebe de graça o equipamento adequado.