Terça-feira, 26 nov 2024
 
Facebook

Em setembro, taxa média do empréstimo pessoal foi de 7,97% ao mês, aponta Procon-SP

Pesquisa do órgão paulista de defesa do consumidor feita nos principais bancos revela pequena alta em relação ao mês de agosto

Estado - Pesquisa mensal do Procon-SP aponta que a taxa média de juros para empréstimo pessoal passou para 7,97% ao mês; em agosto, a taxa constatada pela pesquisa foi de 7,85%. Apesar da estabilidade, as taxas ainda são elevadas e o consumidor deve tentar evitar a contratação de linhas de crédito.

O levantamento, feito no dia 3 de setembro nos principais bancos comerciais do país – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander –, apontou um acréscimo de 0,12 p.p em relação ao mês anterior. Veja o relatório aqui:

https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/09/RTTXJUROS09.24.pdf

O Bradesco foi a única instituição que aumentou a sua taxa, que foi de 7,98% ao mês para 8,74%, significando um acréscimo de 0,76 p.p. e representando uma variação positiva de 9,52%.

A modalidade do cheque especial permanece sem alterações desde fevereiro de 2021, com uma taxa média de juros de 7,96% ao mês em todos os bancos pesquisados.

Os especialistas do Procon-SP alertam que, ainda que as taxas de juros no mercado financeiro apresentem “estabilidade” ou pequenas variações, o patamar permanece elevado. O consumidor deve continuar evitando a contratação de linhas de crédito e, caso seja imprescindível, verificar qual delas mais se ajusta às suas condições e necessidades, tentando optar por aquela que ofereça juros menores.