Prefeito Paulo Boaventura anuncia melhorias em Farmácia Municipal
Castilho - A semana iniciou com a visita do prefeito Paulo Duarte Boaventura ao CIS (Centro Integrado de Saúde), especificamente na Farmácia Municipal. Além de garantir o estoque de medicamentos sempre abastecido para atender milhares de castilhenses, o prefeito anunciou junto ao secretário de Saúde, Demilson Cordeiro, novos investimentos.
Será organizada uma Central de Suprimentos onde deverá ser estocada e controlada a compra e dispensação dos medicamentos para as farmácias tanto do CIS quanto das UBS localizadas nas áreas rurais, como a do Jupiá e do assentamento São Luiz.
“Hoje temos um grande estoque de medicamentos para garantir o atendimento a todos os cidadãos. São mais de 450 itens”, afirma o prefeito Paulo Boaventura.
A Farmácia Municipal tem atendido milhares de moradores através da dispensação de medicamentos pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS). No espaço também são atendidos pacientes com pedidos de remédios enviados pelo Governo do Estado de São Paulo, o chamado alto custo.
De acordo com o secretário de Saúde, algumas das ocasiões em que falta algum tipo de medicamento ocorre por responsabilidade principalmente dos próprios fornecedores que nem sempre conseguem atender a grande demanda ou manter o valor licitado, lembrando que o município adere a licitação realizada pelo Consórcio o que garante maior economicidade.
“Até mesmo em farmácias particulares muitas vezes temos dificuldades em encontrar determinado medicamento e precisamos procurar em vários outros estabelecimentos, pois esses também dependem dos laboratórios.”, explica Demilson.
Importante também destacar que hoje Castilho trabalha com a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) padronizada, orientando aos profissionais médicos que realizem as prescrições dentro da padronização, garantindo assim acesso ao tratamento medicamentoso. Essa medida é prevista pelo decreto 7.508/2011 pelo Ministério da Saúde.
Em Castilho a Farmácia Municipal atende de segunda a sexta das 7h às 19h. Aos sábados das 8h às 12h. Já nas unidades rurais o horário de atendimento é das 8h às 16h em dias da semana.