Educação anuncia ciclo de palestras e mesa redonda sobre o Autismo
Programação
complementar do projeto “Diversidade” começa no próximo dia 09, com
especialistas de Castilho e região abordando o tema sobre vários aspectos
Castilho - A Secretaria Municipal de educação continua agregando informações e ações valiosas ao projeto Diversidade. Após promover um ciclo de palestras sobre Bullying na rede municipal e realizar uma belíssima mobilização social em conscientização sobre a síndrome de Down, a secretaria inicia nesta terça-feira (02) as ações públicas referentes à comemoração do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.
A partir das 08h00, estudantes, pais, educadores, profissionais de Saúde e Assistência Social acompanhados pela população, iniciam a 3ª passeata de conscientização sobre o tema, percorrendo grande parte da rua Osório Junqueira até a Praça Matriz, onde se concentram em ato final. Sobre a passeata, a coordenadora de Educação Especial, Marcela Balane, explica:
“A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Castilho tem realizado uma série de atividades para destacar a importância do tema e proporcionar à comunidade autista momentos de lazer e cuidados, mas principalmente de conscientizar a sociedade sobre o que é o autismo para que haja empatia e sensibilização”.
Próximas atividades
Enganam-se aqueles que acharam que a programação termina por aí. A secretária Silvânia Cintra divulgou na segunda-feira (01) uma série de palestras com temáticas voltadas ao Autismo e a necessidade de constante desenvolvimento de competências para oferecer educação de maior qualidade na rede municipal de ensino.
A programação começa na próxima terça-feira (09), com um ciclo de três palestras com temática variada e de grande importância para trabalhar a diversidade do universo autista dentro das escolas. Para encerrar a semana especialmente dedicada à complementação do aprendizado, uma Mesa Redonda trará a Castilho três especialistas da equipe terapêutica da clínica ABA.
Vale frisar que toda essa rica programação acontecerá no Anfiteatro do CIEC, em conformidade com as datas e horários abaixo. Também listamos as especialidades de cada profissional responsável pelos cursos:
Palestrantes:
Irlandes Lopes
Tema da Palestra: “Adaptação e inclusão. Entender como se aprende para aprender como se ensina”
Data e Hora: 09/04, 9h00
Currículo: Professora Especialista Graduada em PEDAGOGIA – UEMS; Pós Graduada em: Educação Especial e AEE; Psicopedagogia, com Ênfase em Educação Especial, Alfabetização e Letramento; Educação Infantil; Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Formação Complementar em: Alfabetização e Autismo; Aplicador Técnico ABA; Educação Física, Psicomotricidade e TEA Deficiência Visual - Deficiência Múltipla, Serviço de Atendimento Educacional Especializado, Estrategias Práticas para Alunos com TDAH.
Roberto Duarte de
Andrade
Tema da Palestra: “Desenvolvimento da Linguagem Infantil”
Data e Hora: 09/04, às 14h00
Currículo: Pós-Graduação em Deficiência Intelectual; Pós-Graduação em Baixa visão; Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia e Arte.
Rosângela Ap. Parreira de Souza
Tema da Palestra: “A Importância do Desenvolvimento das Competências Sócioemocionais para uma Educação de Qualidade”
Data e Hora: 10/04, às 14h00
Currículo: Psicóloga; Pós-Graduação em Psicopedagogia; Curso de Especialização em Autismo; Curso em ABA e as Terapias do Autismo.
Mesa redonda
Tema: “Olhares Sobre o Autismo” - Um diálogo com a equipe terapêutica da Clínica ABA
Data e Hora: 12/04, às 19h00
Participantes:
Luciana Duarte – Psicóloga/Neuropsicóloga; Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental; MBA em Gestão de Pessoas.
Patrícia Junqueira - Psicóloga Especialista em Autismo e em ABA pela UFSCar; Pós-Graduanda em Autismo Adulto pela PUC/PR; Pós-Graduanda em Neuropsicologia.
Natallia Uberos - Especialista: Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Inclusão Escolar de Crianças Autistas e outras comorbidades (UFTPR); Especialista em ABA (CBI) of Miami.