Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022
 

População ignora Pesquisa de Percepção Turística e pode comprometer levantamento de dados

Além de Castilho, outras cidades importantes no cenário turístico regional, como Ilha Solteira e Pereira Barreto, sequer aparecem no Mapa prévio do levantamento realizado pela Setur-SP. Até o dia 28 de janeiro, qualquer cidadão ou visitante pode participar respondendo ao formulário on-line: https://forms.gle/9XcPbZWBFDo97T6j8

Castilho - Apesar da ampla divulgação realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), e das Prefeituras da região Turística Pantanal Paulista, os cidadãos que residem nestas cidades e também aqueles que as visitam, não demonstraram interesse em participar da pesquisa de Percepção do Turismo que a Secretaria de Turismo e Viagens – Setur-SP, está realizando em todo o Estado desde o início de dezembro de 2021.

Esta é a segunda vez que a pesquisa é realizada em 395 municípios que englobam 70 estâncias turísticas, 140 municípios de interesse turísticos – MITs e outras 185 cidades das 49 Regiões Turísticas, entre as quais se encontra Castilho. Mas nem tudo está perdido. Apesar da baixa participação popular no preenchimento do formulário on-line, qualquer cidadão ainda pode responder o questionário até o dia 28 de janeiro de 2022.

Na região, somente as cidades de Andradina e Itapura aparecem no Mapa Prévio de participação popular neste levantamento, registrando até as 08h30 da manhã desta terça-feira, 04, um total de 90 e 28 internautas respectivamente, que responderam o formulário. Aquelas que não aparecem marcadas no mapa, tiveram menos que 10 respostas registradas até o momento.

“Infelizmente, os moradores de nossa região não conseguiram entender ainda a importância deste levantamento para que nós, gestores municipais, possamos traçar novas estratégias para alavancar o Turismo e explorar melhor cada potencial desta nossa rica região. Saber ‘como o morador vê o turismo’ é importante para melhoria dos serviços, abertura de cursos de capacitação, promoção de eventos, etc.. Por isso, pedimos aos castilhenses que acessem o link e respondam o formulário. O processo é rápido e simples: ninguém perderá mais do que cinco minutos respondendo as perguntas”, apela a Gestora Municipal de Turismo, Wânia Simões.

Como funciona - A Pesquisa de Percepção do Turismo fornece uma base sólida para os órgãos gestores (estadual e municipais) medirem a satisfação dos moradores, além de algumas questões específicas. A intenção é de realização frequente para que o crescimento sustentável do turismo no estado esteja alinhado com os valores da população. A primeira pesquisa – 2020/2021 – envolveu 183 municípios entre estâncias e MITs, com 11.252 respostas.

As perguntas, de múltipla escolha, têm os seguintes focos: o turismo é bom para a cidade, para a região, para a população, beneficia a economia, gera empregos, ajuda a preservar e celebrar a cultura local? O cidadão pode concordar ou discordar. A versão deste ano é mais simples que a anterior.

Participe – Para responder o questionário on-line basta utilizar qualquer celular, tablet ou computador com acesso à internet e abrir o seguinte link https://forms.gle/9XcPbZWBFDo97T6j8. Mas lembre-se: o prazo máximo para responder as perguntas é o dia 28 de janeiro de 2022!

Foto Index: Ricardo Peixoto/Cortesia.