Oito em cada dez famílias paulistanas têm dívidas com cartão de crédito, mostra FecomercioSP
Intenção de consumo e confiança dos consumidores desabam em meio às restrições de atividades na cidade
No momento em que o sistema financeiro tem limitado a oferta de crédito, as famílias paulistanas estão recorrendo cada vez mais ao cartão para manter o consumo, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Hoje, oito em cada dez (78,9%) delas possuem alguma dívida
deste tipo – taxa muito próxima do recorde histórico, de 79,7%, registrado em
junho de 2012. Também é o maior número de lares endividados no cartão de
crédito, na capital, desde novembro de 2019, quando ficou em 75,5%.
Para a Federação, os dados evidenciam uma deterioração das condições econômicas
das famílias paulistanas, que encontram em dívidas (como a do cartão de
crédito) as poucas saídas que restam para consumir – principalmente itens
básicos, como alimentos.
Isso se vê também no aumento gradativo do porcentual de lares endividados na
cidade, que atingiu a marca de 61,7% em abril – o maior desde o mesmo mês do
ano passado, quando estava em 63,7%. A taxa ficou abaixo dos 60% entre junho de
2020 e fevereiro de 2021. Em números absolutos, são 2.452 milhões de pessoas
com dívidas na capital paulista, atualmente. Por outro lado, os porcentuais de
lares com contas atrasadas (18,8%) e daqueles que não têm condições de pagá-las
agora (8,3%) permaneceram estáveis: eram de 18,4% e de 8,4% em março,
respectivamente.
A FecomercioSP entende que os consumidores devem privilegiar o controle de suas
despesas no contexto atual, principalmente no caso do cartão de crédito, em
que, apesar da possibilidade de negociação com as instituições financeiras,
quaisquer tipos de juros, multas e taxas significam a perda de um dinheiro que
poderia ser utilizado no consumo.
Restrições abalam consumidores
Em meio às fases mais restritivas do Plano São Paulo, entre
março e abril, além dos problemas econômicos evidenciados pelas taxas de
endividamento, os consumidores da cidade de São Paulo estão mais inseguros em
ir às compras. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), outra pesquisa
elaborada pela Entidade, caiu 4,2% em abril: dos 73 pontos, no mês anterior,
para 69,9 agora. O indicador vinha crescendo desde agosto do ano passado,
apesar de cair 0,8 ponto porcentual entre fevereiro e março.
Todas as variáveis que compõem o indicador caíram em abril, com destaques
negativos para a perspectiva profissional dos entrevistados (-7,2%), a compra
de bens duráveis no momento atual (-6,5%) e os planos para consumir (-5,4%).
Chama a atenção, porém, o patamar da variável sobre o nível de consumo, o menor
entre todas as outras: com 49,1 pontos, indica que há muita insatisfação com as
despesas domésticas. Na comparação com abril de 2020, a queda do ICF é de 29,2%
agora.
Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve queda mais brusca: 7%, em relação a março, e 6,3%, na comparação com abril de 2020. O indicador está nos 112 pontos agora. As duas variáveis que o compõem registraram baixas contundentes: O Índice Condições Econômicas Atuais ficou em 64,3 pontos – um patamar 8,1% menor do que o de março (69,9 pontos).
O Índice de Expectativas do Consumidor, por sua vez, retraiu 6,7%, saindo dos 141,6 pontos para 132,1. No entanto, ao contrário de todos os outros indicadores, este subiu significativamente (7,5%) na comparação com o mesmo mês de 2020, quando a pandemia já ganhara força no País.
No geral, o entendimento da FecomercioSP é de que os consumidores devem manter cautela no curto prazo, levando em conta que a reabertura das atividades em São Paulo seguirá lenta, assim como o ritmo da vacinação da população no município. Para os empresários, a orientação é continuar com estratégias de vendas tais como oferecer promoções e tipos mais flexíveis de pagamento.
Notas metodológicas
ICF - O Índice de Intenção de
Consumo das Famílias (ICF) é apurado mensalmente
pela FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no
município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego Atual;
Perspectiva Profissional; Renda Atual; Acesso ao Crédito; Nível de Consumo;
Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis.
O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100
pontos é considerado insatisfatório, e acima de cem pontos, satisfatório. O
objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio,
tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de
modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os
fabricantes, para as consultorias, assim como para as instituições financeiras.
ICC - O Índice de Confiança do
Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde 1994. Os dados
são coletados com aproximadamente 2,1 mil consumidores no município de São
Paulo. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta
suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação
econômica futura. Esses dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade.
O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo
total). Sua composição, além do índice geral, se apresenta como: Índice das
Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor
(IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de
investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como
para outros tipos de investimento das empresas.
Sobre a FecomercioSP