Quinta-Feira, 13 de Maio de 2021
 

Vereador Careca da Natação homenageia Ercília Brandão com título de Mulher Cidadã

O vereador entregou a honraria à homenageada no último sábado em sua residência em reconhecimento às importantes contribuições e aos relevantes serviços prestados em defesa da mulher andradinense

Andradina - No último sábado (17) o vereador Jonílcio Avelino Silva (AVANTE), popularmente conhecido como Careca da Natação, entregou o título de Mulher Cidadã a Dona Ercília dos Santos Brandão, uma das pioneiras da Comunidade Afro de Andradina, da luta em defesa da mulher e pioneira de projetos como a Escola de Samba Unidos da Baixada e da cozinha da Companhia de Reis Unidos de Belém.

Este título é oferecido pela Câmara Municipal de Andradina anualmente, onde cada vereador seleciona uma mulher andradinense para a honraria. Devido a pandemia, este ano não haverá cerimônia na sede do Poder Legislativo para a entrega do Título, sendo assim o vereador Careca da Natação foi até a residência da homenageada para fazer a entrega da honraria.

“Fico extremamente feliz em poder fazer esta homenagem a Dona Ercília, sei de toda sua luta representando a comunidade andradinense e, principalmente como mulher guerreira e batalhadora, criando tantos filhos e ainda cuidando de projetos culturais em prol da nossa cidade.” Citou o vereador Careca.

Dona Ercília recebeu o título com muita emoção, “agradeço a lembrança do vereador Careca da Natação, ter esse reconhecimento de um representante do povo andradinense só me faz acreditar ainda mais que tudo o que fiz ficou marcado na história, muito obrigada a todos pela linda honraria.” Citou a homenageada.

O vereador Careca ainda disse que, “o valor de uma grande pessoa não está naquilo que ela possui, mas no que ela dá de sí aos seus amigos e as pessoas que as cercam, me sinto lisonjeado em ter o privilégio de fazer a indicação desta justa homenagem a essa mulher batalhadora que sempre contribui para o engrandecimento da Cultura popular da nossa cidade.” Concluiu.

A História de Dona Ercília:

Dona Ercília dos Santos Brandão tem 85 anos e é nascida na cidade de Ibirá no interior de São Paulo, no dia 2 de setembro de 1935, é filha de Antônio Tavares e de Ana Miranda. Chegou em Andradina muito menina e casou-se com Esmeraldo Lúcio Brandão aos 17 anos de idade. Juntos tiveram 18 filhos, sendo 7 natimortos.

Criou os filhos ao lado de seu marido com muita luta e tiveram muitos netos, bisnetos e até tataranetos. Dona Ercília sempre foi um exemplo de mulher guerreira e do lar, sempre dedicando seu tempo a sua família e a atividades sócio culturais em Andradina, ficou por muitos anos a frente da Escola de Samba Unidos da Baixada e da cozinha da Companhia de Reis Unidos de Belém.

Dona Ercília também teve participações importantes em vários eventos da antiga Comunidade Afro de Andradina, mulher batalhadora que adora um desafio e não foge de nenhuma batalha, tem grande contribuição para o engrandecimento e a disseminação da cultura popular andradinense.