Poupatempo realiza 4,6 milhões de atendimentos pelos canais digitais no primeiro trimestre de 2021
Durante as fases
vermelha e emergencial foram 1,3 milhão de serviços prestados de forma remota;
pelo portal e app Poupatempo Digital são 130 opções online
Estado - Desde o início da pandemia,
a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo -, responsável pela
gestão do programa Poupatempo, trabalha na ampliação e digitalização dos
serviços oferecidos pelo Estado à população.
Só no primeiro trimestre deste ano, as plataformas digitais
do Poupatempo contabilizaram 4,6 milhões de acessos aos serviços feitos pela
internet. Os atendimentos mais procurados são do Detran.SP, como a renovação e
segunda via de CNH, primeira habilitação, transferência de veículo,
licenciamento (CRLV-e), entre outros relacionados a infrações de trânsito,
habilitação e veículos, com 72% da demanda total dos canais do Poupatempo.
Além do Detran.SP, o cidadão encontra ainda no app e portal do Poupatempo
atendimentos de órgãos como a Secretaria da Fazenda e Planejamento, Educação,
Desenvolvimento Econômico, Transportes Metropolitanos, Saúde e Comunicação,
Instituto de Identificação (IIRGD), Procon, CDHU, Sabesp, Cetesb, Tribunal
Regional Eleitoral (TRE-SP), Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP),
Receita Federal, além das prefeituras de Aguaí, Jales, Lençóis Paulista e
Salto.
De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, em 2020 a Companhia investiu na criação do aplicativo Poupatempo Digital, que já é o responsável por mais de 90% dos acessos online. Agora, o objetivo é acrescentar novos serviços online. “Para estar sempre próximo da população chegamos a 130 opções oferecidas pela internet em 2021.
É um crescimento importante e nós pretendemos continuar avançando nesse sentido. Até o fim do ano, a meta é alcançar 180 serviços eletrônicos, mantendo a mesma eficiência e rapidez encontrada nos postos, com a segurança adicional de poder realizar tudo sem sair de casa”, explica.
Neste momento, todas as unidades do Poupatempo estão
temporariamente fechadas devido à Fase Emergencial do Plano São Paulo. Com a
suspensão dos atendimentos presenciais, além das opções eletrônicas, o programa
também oferece, mediante agendamento, retirada de documentos já prontos e
solicitações de serviços emergenciais, que podem ser feitas pelo Fale Conosco,
presente no portal e no app.
A opção pelo atendimento online já é uma tendência. Desde o início deste ano,
dos 5,7 milhões de serviços realizados no Poupatempo, 4,6 milhões foram pelas
plataformas digitais.
Em março, quando tiveram início as fases Vermelha e Emergencial do Plano São Paulo, os canais digitais do Poupatempo contabilizaram 1,3 milhão de atendimentos digitais. Os mais solicitados foram pesquisa de pontuação na CNH, com 349 mil acessos; licenciamento digital – consulta e emissão, com 230 mil; renovação da habilitação, com 202 mil; consulta de IPVA, com 163 mil; informações sobre multas, com 65 mil; Atestado de Antecedentes Criminais, com 39 mil; e carteira de vacinação digital, com 35 mil.
Cartilhas
digitais
Idealizadas para auxiliar e esclarecer as dúvidas mais frequentes dos cidadãos, as cartilhas trazem informações sobre 21 diferentes serviços oferecidos à população nos canais digitais do programa.
O material está disponível para ser consultado e baixado no
site www.poupatempo.sp.gov.br. Quem
acessar terá orientações e o passo a passo sobre como baixar o app Poupatempo
Digital, criar login nos canais digitais do Poupatempo, ter acesso a documentos
como carteira de habilitação, atestado de antecedentes criminais,
licenciamento, transferência de veículos, carteira de trabalho, título de
eleitor, IPVA, seguro-desemprego, além de outros atendimentos relacionados à
Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp, por exemplo.
Tutoriais (vídeos)
O portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) disponibiliza vídeos sobre os atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 16 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp.
Foto: Divulgação.