Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020
 

Elektro inspeciona 100 mil postes de cabos de telefonia, tv a cabo e internet

A infraestrutura de postes das redes de energia elétrica da Elektro é compartilhada com outras empresas que prestam serviços de telefonia, internet e TV por assinatura por meio de fios e cabos.

Para que esse tipo de serviço também seja seguro e eficiente – assim como o fornecimento de energia elétrica – a Elektro realiza ações permanentes para garantir a organização dos fios, identificar as operações irregulares e conscientizar as empresas sobre a importância de seguir as normas necessárias de compartilhamento de postes com segurança.

Nos primeiros oito meses de 2020, a Elektro inspecionou mais de 100 mil postes a partir de projetos apresentados pelas empresas de telecomunicações nos municípios atendidos pela concessionária.

Além disso, as ações da empresa foram no sentido de conscientizar as empresas de telecomunicações sobre a importância de evitar as irregularidades. Com esse levantamento, pode-se confrontar o que está regularizado na companhia com o arrecadado a partir das taxas de compartilhamento de poste.

Quando se refere a ocupação indevida, as empresas são acionadas para que as devidas providências sejam realizadas em relação a assinatura de contrato.

Os principais benefícios do ordenamento dos fios e cabos nos postes compartilhados da Elektro são:

Reforçar o nível de segurança da rede elétrica;
Prevenir qualquer risco de acidentes com a população;
Reforçar a confiabilidade do sistema elétrico;
Diminuir a poluição visual provocada pelo desordenamento dos fios das redes de telefonia e telecomunicações;
Pprevenir danos aos postes e estruturas;
Combater a prática de ligações clandestinas de energia. As possíveis irregularidades identificadas pela Companhia durante a fiscalização serão tratadas de duas formas:

1 - Não havendo risco imediato de segurança, a Elektro envia uma notificação às empresas para que elas regularizem a situação no prazo de 30 dias;
2 - No caso de outras empresas instalarem à revelia, pontos de fixação, equipamentos ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos) a instalação irregular será retirada pela Elektro imediatamente.

Sobre a Elektro

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul.

Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).