Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020
 

Período de estiagem requer uso consciente da água

Com clima quente e tempo seco, população deve redobrar atenção no consumo

Castilho - O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta semana um alerta laranja para a região de Andradina e Castilho. Essa cor, segundo a Defesa Civil, significa uma situação meteorológica perigosa.

Alguns fatores colaboram para esse cenário como o aumento da temperatura e um longo período sem chuvas. Os índices de umidade relativa do ar também são pontos de atenção quando 20% e 12%, com riscos de incêndio florestais e à saúde. Para se ter ideia do quanto essa média é baixa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o ideal é manter uma porcentagem entre 50% e 80%.

Para manter a estabilidade do abastecimento, mesmo nessas épocas climáticas críticas, a Águas Andradina e Águas Castilho investem em constantes melhorias nos processos de captação, tratamento e distribuição de água, além de usar a tecnologia para acompanhar em tempo real o serviço de abastecimento de.

De acordo com estudos INMET, esses períodos de estiagem historicamente tendem a aumentar o consumo de água per capita em todas as regiões do país. As recomendações do órgão são: beber bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas; evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; usar hidratante para a pele e umidificadores de ambientes. A população pode obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Usar água de forma inteligente é uma questão de hábito da família inteira. Confira as dicas que as concessionárias prepararam para os moradores da cidade:

1. Fique atento na hora do banho - o ideal é optar por banhos rápidos, que durem apenas o tempo necessário para fazer a higienização do corpo de forma correta. Não esqueça de fechar o chuveiro ao ensaboar.

2. Torneira desligada ao escovar os dentes – essa dica deve ser ensinada desde a infância. É um hábito simples, do dia-a-dia que colabora muito para a economia no final do mês.

3. Louças, tudo de uma só vez - antes de lavar a louça, retire os restos de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue.
4. A máquina de lavar pode ser sua aliada - ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, quintal e até regar plantas.

5. Evite usar a mangueira – use a vassoura para varrer a frente da sua casa, essa atitude é boa para o meio ambiente e para sua família.

6. Feche as torneiras – uma torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia.

Fonte: Atitudes Sustentáveis Para Leigos - autores Rosana Jatobá e Rafael Loschiavo.