Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020
 

Pontos MIS Online exibe “Nanook, o Esquimó” e promove bate-papo virtual

Ilha Solteira - Neste sábado, 13, o Pontos MIS Online promove uma nova exibição doméstica de um filme, seguido de um bate-papo. A atração desta semana será o clássico documentário “Nanook, o Esquimó”, com sessão online a partir das 16h. Em seguida, às 18h, acontece um bate-papo sobre a obra.

O Pontos MIS é um programa de difusão do Museu da Imagem e Som de São Paulo, que promove o Ponto MIS de Ilha Solteira, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural de Ilha Solteira.

No primeiro documentário de longa-metragem produzido no mundo, o diretor Robert Flaherty registra a vida e as relações dos inuit, indígenas esquimós, por meio de Nanook e sua família. A preocupação do filme é enfatizar os costumes tradicionais dos esquimós de Port Huron, perto da Baía de Hudson, no Canadá.

Robert Flaherty introduziu inovações cinematográficas e um olhar sob as culturas tradicionais que influenciou de maneira decisiva o gênero documentário de caráter antropológico, abrindo espaço para refletir sobre ficção/realidade, encenação, entre outros temas.

O filme será exibido gratuitamente, mediante inscrição prévia a partir de quinta-feira, 11, no site mis-sp-org.br. Assim que a inscrição é realizada, o link para o filme já é disponibilizado.

Logo após a sessão, às 18h, acontece um bate-papo ao vivo sobre a obra. A ação acontece no canal do MIS no YouTube, e terá a participação do professor e crítico de cinema Cássio Starling e da documentarista Daniela Gonçalves. Para estava atividade, não é necessária inscrição prévia.

Pontos MIS Podcast “Isso Só Acontece em Novela” – Nesta quinta-feira, 11, entra no ar mais um episódio do podcast “Isso Só Acontece em Novela”, que pode ser acessado no spotify do MIS. Nesta semana, o roteirista, dramaturgo e diretor teatral Lucas Martins Néia, e o jornalista, roteirista e crítico de novela Raphael Scire falam sobre os sucessos mais recentes da nossa teledramaturgia, como Avenida Brasil (2012) e A Dona do Pedaço (2019), na Globo, e o fenômeno Os Dez Mandamentos (2015), na Record.

Pontos MIS Online – Em razão da pandemia do coronavírus, o Pontos MIS lançou o Pontos MIS Online, com uma programação online para o público acompanhar de suas casas. Todo sábado, o programa promove uma sessão de cinema online, seguida de um bate-papo sobre a obra. As inscrições são abertas toda quinta-feira, no site do MIS.