Domingo, 31 de Maio de 2020
 

Prefeita Fátima Nascimento garante aulas on-line para oficinas de Cultura

Castilho – Em tempos de pandemia e isolamento social, alunos das oficinas de cultura em Castilho continuam com atividades práticas a todo vapor. Porém, o sistema teve que ser adaptado para o formato on-line e isso beneficiou alunos das oficinas de teclado, violino e violeiros.

“Foi uma forma que encontramos para que os nossos professores pudessem manter os ensinamentos e que nossos alunos não perdessem o contato com a música. Ficar muito tempo sem as aulas poderiam fazer com que eles ficassem desmotivados e desistissem”, explicou a Prefeita Fátima Nascimento sobre a nova metodologia.

O professor e maestro Marcelo Carreira juntamente com Alex Aniceto, Márcio Viola e Henrique Manoel ministram aulas para as turmas da orquestra de violeiros. Já a orquestra de violino tem aula com o professor Lucas Mello, enquanto que a oficina de teclado é conduzida pelo professor Samuel Leite.

De acordo com Marcelo Carreira, as aulas ocorre nos mesmos dias e horários que quando eram presenciais, ou seja nos três períodos: manhã, tarde e noite. “A gente manda as atividades via vídeo, os alunos registram os exercícios e mandam de volta por meio de vídeo também”, explicou Carreira sobre a interatividade. Cerca de 90 alunos estão sendo contemplados com essas aulas on-lines.

Na avaliação de Carreira, que também é coordenador das atividades o resultado tem sido positivo. “O pessoal está interagindo, está desenvolvendo e aprendendo. Os alunos estão podendo treinar e depois ainda filmam as próprias atividades e nos encaminham para serem avaliados”, destaca.

O coordenador ainda fala sobre os riscos que o projeto correria se não houvesse as aulas remotas. “Se as orquestras simplesmente pararem elas acabam. Porque quando voltar os alunos não terão mais habilidades e iria demorar muito para reconstruir tudo novamente. Então estamos conseguindo manter as habilidades deles e também um desenvolvimento”, finalizou.