Quarta-feira, 24 abril 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

E agora, Gilmar, Toffoli? Lewa? Como justificar mais essa?

Quando se trata de legislar para soltar o maior criminoso vivo do País, certos ministros demonstram uma criatividade sem precedentes.

Aos amigos, tudo

Muito pouca gente (séria e bem-intencionada) acredita que a decisão absurda, tomada pelo STF esta semana, referendando a tese amalucada — eu diria que sob medida!! — criada pela Segunda Turma da Suprema Corte, que anulou a sentença condenatória de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, condenado a onze anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, e que culminou na anulação e soltura de outro meliante, um ex-gerente da Petrobras condenado pelo roubo de mais de 40 milhões de reais, não tenha sido tomada com vias à soltura do maior corrupto do ocidente democrático, em toda a história humana, popularmente conhecido como Lula.

Canalhas

O salto-triplo-carpado-em-parafuso-retilíneo-uniforme dado por sete dos onze ministros da Suprema corte é de tal sorte vergonhoso, que os próprios criadores da nova lei — na verdade jurisprudência, já que lei jamais houve — agora tentam entender-se como irão aplicá-la, já que as consequências jurídico-processuais são imprevisíveis e com potencial de danos penal e financeiro devastadores. Quando abarcaram a ideia liberticida e a julgaram procedente, esqueceram-se de calcular corretamente os malefícios.

Os ministros (quadrilheiros)

Que votaram a favor da aplicação retroativa de uma lei inexistente, só o fizeram pensando naquele um, lá de Curitiba. Cito especialmente Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

Por quê?

Porque não tenho razões para duvidar da boa-fé de Celso de Mello, o decano da Corte. Com isso quero dizer que duvido da boa-fé dos demais? Sim, duvido. E muito! E razões de sobra não me faltam para o meu julgamento particular, obviamente que sem cunho acusatório.

E dentre tantas razões

Todas respaldadas em fatos reais e no histórico recente do comportamento de cada um, uma em especial é demolidora neste sentido: em 2017, esses mesmos ministros decidiram justamente o contrário, em um processo penal vindo do Paraná.

O site

“O Antagonista” (que costumo não levar muito em consideração, diante do costumeiro sensacionalismo) publicou excelente post a respeito, que recomendo a leitura, pois altamente didático e quase auto explicativo.

Se havia alguma dúvida, agora não há mais

Não é minimamente plausível que três ministros tenham mudado radicalmente de ideia, em apenas dois anos. Gilmar Mendes, que em 2016 votou a favor da prisão após condenação em segunda instância, assim que a Lava Jato atingiu em cheio grandes amigos, notadamente Michel Temer e Aécio Neves, deu um cavalo-de-pau e hoje é fervoroso defensor da tese de que só após o tal “trânsito em julgado”, ou seja nunca, se pode enjaular um corrupto, um traficante, um estuprador, um assassino, um ladrão. Mas estamos falando de um ministro apenas — e esse ministro é quem é — , e não de três!!

Dias Toffoli

Com apoio do próprio Gilmar, diante da enrascada em que meteu o STF e o próprio País, anunciou que pretende restringir o alcance da decisão. Agora terá de se entender com os russos, pois pior que inventar uma lei e retroagi-la de forma tão escancarada e vergonhosa, é criar regras para a aplicação dessa mesma lei, como se um parlamentar fosse, e o Supremo, o próprio Congresso.

Assim

Diante da dificuldade natural do caso, vou fazer uma sugestão para os valentes da mais alta corte de justiça do Brasil: Digam que a decisão só valerá para criminosos condenados por corrupção e lavagem de dinheiro; ladrões seriais com mais outras seis ações penais; processados pela 13ª vara federal de Curitiba; sentenciados por um juiz com o sobrenome Moro; que tenham nomeado um advogado medíocre e um amigo pessoal da esposa para ministros do STF; e que encontrem-se hóspedes em uma espécie de Spa na Polícia Federal de Curitiba.

Se acharem que ainda é pouco

Incluam dotes físicos e de personalidade, como barba, ausência de mindinho e até mesmo um certo gosto por bebidas alcoólicas em excesso. Ao menos assim, além de mais honesto intelectualmente e menos imoral juridicamente, os senhores causarão menos danos do que já causaram ao Brasil, e o sonho de consumo de vocês — Lula livre — restará realizado. (Ricardo Kertzman).

OPINIÃO INTERNAUTAS: Mauro

Paris, Querida Paris. E o reaça, bocal, isento de verdade, continua idolatrando Lula, o homem mais popular e carismático do planeta. O reaça, bocal, isento de verdade deve ter um monte de fotos e autógrafos do LULA, o homem mais popular e carismático do planeta, na carteira…. Deve ter posters do Lula, o homem mais popular e carismático do planeta, na porta do guarda-roupa.

De madrugada, o reaça, bocal, isento de verdade, deve colocar uma calcinha vermelha e ficar dançando em frente ao espelho, imaginando como seria estar nos braços de Lula, o homem mais popular e carismático do planeta. Mas Lula, o homem mais popular e carismático do planeta, tem outras preocupações. Assim como na ditadura militar, Lula, o homem mais popular e carismático do planeta, é um preso político, cidadão do mundo. Cidadão de honra de Paris e possivelmente ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Ahhhh Paris, querida Paris!!!!!!!

Renildo Feitosa

O maior ou os maiores criminoso ou criminosos vivo ou vivos desse país é ou são os redatores deste blog. Vocês desinformam os leitores que, por infelicidade, ler as vossas matérias com calúnias e falsas informações, contribuíram para que o Brasil chegasse a este governo catastrófico. Vocês devem ser bandidos da impressa corrupta deste país. Um dia o povo vai disputar e canalhas desta estirpe serão eliminados dos meios de comunicação.

Marcelo

Cara que língua é essa que vc escreve??? Que que é isso?!? Que ataque de histerismo, idolatria, fanatismo explícitos é esse? Caraca,meu! Gritando rótulos e ofensas ao autor do blog (como é comum aos petistas), o cara parece estar à beira de um enfarto. Tal é o grau de manifesta idolatria fanática (a um outro homem de carne e osso) que é de se imaginar que, se o santo Lula das Propinas aparecer na sua frente, o cara vai entrar em um delírio orgásmico anal! Como todo analfabeto cultural (uma característica comum aos crentes fanáticos), o histérico, aos gritos, recorre à ofensas e rótulos chulos contra a pessoa do autor, porque não tem o mínimo de cultura e inteligência para argumentar.

Basta percorrer a área de comentários para se ver que isso é uma característica muito comum aos petistas/esquerdiotas. Nós temos aqui os exemplos de idolatria fanática e doentia (que chegam até ser cômicos) dos Cidracs e Petersss, mas esse tal de Mauro é um exemplo em grau elevado de como o fanatismo político transforma as pessoas: temos exemplos claros disso nas seitas políticas em que religião e política se misturam, ou até mesmo em que a própria política se transforma num credo religioso fanático.

Robe Mendes

Ps. A prefeita de Paris — adivinhem!– é socialista! Os socialistas se adoram incondicionalmente. Ditadores como Maduro, Fidel, Chávez, Stálin, etc podem ser assassinos em massa, mas tinham e ainda têm muitos adoradores (e se adoram mutuamente). Lula Propina é adorado pelas remanescentes múmias do comunismo europeu, como ele próprio adora Fidel, Maduro e Chávez.

Josete.L.C.

É isso mesmo estes eleitores de blogues cheios de maldades e ódios sol falão besteiras são um bando de fascistas são pesoas que não sabem nem o que comem são um bando de marcas sol sabem detonar a vida aleia eses desocupados…e viva o Lula o maior sidadao de Paris??

Robes Mendes

Lula Propina deve ser mesmo o maior “sidadão” de Paris. Porque aqui no Brasil entrou para história como o político mais corrupto de todos os tempos. (esse aí não é uma louca histérica; é apenas burro mesmo!).

Edson Gomes

Só mesmo algum esquerdopata para ainda pensar que o mais justo dos homens é preso político. Tantos roubos e desvios do erário público já foram devolvidos, comprovadamente por corrupção dos governos anteriores. Mas como todos leigos (vermelhos) se acham saber mais que magistrados concursados (retira-se daqui os advogados togados indicados do STF), com todas as provas disponíveis nos autos, não nos adianta confrontá-los, pois são acéfalos (PT, PSOL, PC, PSTU, PS…), sem discernimento ético e moral para aceitar que contra fatos comprovados não há achismo da esquerda que possam se tornar verdade.

Mauro

Reaça, boçal, demente e isento de verdade, pensei que fosse abordar o laranjal do PSL…Pensei que fosse abordar o embate de Alexandre Frota e o miliciano que ocupa a presidência da república!! Pensei que fosse abordar a tentativa de assassinato de uma juíza por mais um fascista alucinado que é alimentado pelo ódio que a extrema-direita destila por todos os poros, inclusive os maiores…. Mas não….. Afinal, o reaça, boçal, demente e isento de verdade só pensa no Lula, alimentando o desejo de um dia ser a mulherzinha do Lula, o homem mais carismático, popular e influenciador do planeta….

Anônimo

Certíssimo, belíssima resposta aos reacionários de plantão. Só tem vagabundos sem exceção.

Regina- familiares

” Os loucos às vezes se curam. Os imbecis nunca.” A ira alimenta a decepção. A decepção leva à perda da memória, a perda da memória arruína a razão, e a ruína da razão significa a completa destruição. Minha homenagem e preces para a Professora Helley Abreu, e seus alunos, morreram no massacre, incêndio da Creche-Janaúba-MG. Dois anos reflexão sobre as almas indisciplinadas que cometem desatinos.

Silva

Sua opinião, pura e simples, porém sem respaldo tecnico-jurídico. Desconstituir uma condenação por ilegalidade, não quer dizer que a pessoa sai livre e impune e nem tão pouco que ficaram com dinheiro objeto de crime, pensar assim e uma idiotice e idiotice maior e propalar tal idéia, com o fim de enganar o leitor. Volta tudo ao estado inicial e que o faça corretamente, para punir adequadamente. Não vivemos como animais irracionais: escolhemos o governo das leis por isso.

Laércio Silva Porto

Antigamente existia um poder chamado de “Poder Judiciário” Pois queria eu ter o dom da escrita.mas o que eu e milhares de brasileiros trabalhadores que estamos com dificuldades para honrar os nossos compromissos.E que a maioria dos juízes do STF estão sendo chantageados por Gilmar Mendes vulgo beiçola. Por que é inadmissível juízes estudados, com salários estratosféricos,todo o tipo de regalias,temerem estes triunvirato de juízes mau caráter. Gilmar Mendes, Ricardo Lewandovsky,o filhote do PT Dias Toffoli.Temos que rezar muito para que as forças do mal não consigam ganhar do bem. Deus nos Ilumine.

Gilson

A austeridade que é praticada com vistas a ganhar louvores, honra, e glória, por ostentação, são indivíduos egocêntricos, embotados, com fome d e poder. Praticam injustiças com néscia obsessão, quer seja para torturar-se ou para causar mal os outros. Caóticos. XÔ 13.

JLT

Assumem que o país é deles para arruiná-lo a troco da ganância, que legado pretendem deixar? Nos ‘desligam’ gerando conflitos até que sobrem somente ossos enquanto choramos deixados pra trás pedindo a misericórdia de Deus no céu profundo. Não desejo que Ele faça com eles o mesmo que fazem conosco.

Marcello Zacharias

O Gilmar é um salafrário, limpou a barra do corrupto Flavio Bolsonaro também. Adão Jose Alves. Nesse rolo todo será por onde anda o Queiroz? Essa seletividade é coisa de alienados, vamos gritar todos ladrão na cadeia já, inclusive os da Privataria Tucana lembram? Quem leu o livro do jornalista Amauri Júnior sabe do que estou falando…

Mauro

Ex-repórter dos diários associados. Começou a fazer um dossiê sobre o José Serra, a mando dos donos do jornaleco para proteger o Aécim do p…. Daí o dossiê virou livro, com farta documentação e respaldo, e não apenas convicção como os bandidos do MP fazem com a esquerda e, em especial, contra o presidente Lula, o homem mais carismático, popular e influenciador do planeta…. Mas o reaça, boçal, demente e isento de verdade não consegue sair do labirinto mental (mental?) a que estão sujeitos os extremistas de direita!!! Lamentável!!!

Edmaraes de Souza Matos

Os reaças piram com a derrocada do grandessíssimo imbecil miliciano,cada vez isolado e respaldado apenas por robôs e sua prole.

Wellington Ramos

Sr. Ricardo Kertzman, antes de postar suas convicções (que diga-se de passagem é totalmente distorcidas pra enganar muitos leitores) , deveria primeiro estudar as leis. Aconselho-te a assistir ou entrar no blog do Reinaldo Azevedo. Lá você terá umas aulas pra entender melhor a dar opinião sem sensacionalismo e partidário.

Ricardo Kertzman & amigos

“Que diga-se de passagem é totalmente distorcidas pra enganar muitos leitores” dizer o quê?? O da esquerda, de barba, chama-se Lula; o da direita, de óculos, chama-se Gilmar Mendes. O primeiro é um criminoso contumaz e encontra-se preso. O segundo é um libertador contumaz e encontra-se no STF. Bobinho! A história já está mostrando a verdade, só não vê quem não quer e, o pior cego é aquele que não quer ver. Aceite a vitória do Lula contra tudo e contra todos. Dói pra vocês, eu sei, mas aceitem.

Joaquim Vinhas

Seu artigo de opinião é medíocre e faccioso. Nota-se que o seu responsável está possuído de uma cegueira antilula, o que é lastimável e mesmo ingratidão já que o senhor presidente Lula é o homem que mais prestigia o Brasil, é o homem honrado e honesto a quem o vil poder econômico, jurídico/político prendeu para o impedir de regressar ao poder. Lula da Silva será o eterno Presidente do Brasil! Os vossos disparates cairão no caixote do lixo da história. A verdade vencerá!

Anônimo

Cruzes! O mais ladrão do mundo, safado assassino, você é doente ou mamador do PT! Vai para Cuba ou Venezuela viver no socialismo. O Brasil está completamente desorganizado nos direitos e nas obrigações legais que deveriam regulamentar as ações de cidadania e disciplinar o comportamento da sociedade. Nosso judiciário da mais alta corte simplesmente “pulou da balança” e se tornou uma espécie de Togadaria protetora dos governantes e aliados de rabo preso com a sofisticada organização criminosa que destruiu a economia e o sentimento patriótico do país.

Juca Leiteiro

O antes respeitabilíssimo STF se transformou em uma fortaleza medieval protegida por guerreiros do quadrilhão brasileiro, a maioria escolhida a dedo, por quem foi o responsável pela maior roubalheira da história do nosso país. E para piorar, a nossa Constituição agora é manipulada como Bíblia de Pastor malandro, pois só faz milagres para os refinados Ladrões de Lagosta, e a troco de não sei o quê.

Antonio Ziion

Ricardo, você deve ter algum problema psiquiátrico! É ódio demais na sua mente! Tecnicamente, no STF julgou com acerto dessa vez, havia errado há 02 anos e, acertadamente, reviu a sua jurisprudência. Isso pode ocorrer no direito. Não sei se você é do ramo jurídico (acho que não, pois se fosse não falaria tanta besteira), mas decisões são revistas pelos tribunais quando se chega à conclusão que tal é necessário. O delator age como assistente da acusação. Logo, pelo princípio constitucional da ampla defesa, o réu delatado deve falar em alegações finais somente após todos falarem. Outra coisa, a lei ou entendimento mais vantajoso retroage sim em tema de direito penal. Isso é princípio elementar de direito criminal. Vá estudar!

Ricardo kertzman & amigos

Sim, eu detenho problema psiquiátrico, mas… 1. Eu digo O STF e não NO STF; 2. Eu sei a diferença entre A e HÁ, e nunca uso “há anos atrás”; 3. Eu conheço o ramo jurídico, mas não o jurídica; 4. Eu chego À conclusão, sim, mas nunca cheguei HA conclusão alguma; Eu adoro quando vocês encerram com o tradicional “vá estudar” depois de mostrarem tanta sabedoria, hehe. OS - (Os leitores desta coluna não leram os “desacertos”, pois corrigimos antes – Da redação FOLHA REGIONAL).

Marcelo

Hoje abriram as portas do mobral!!!

Mauro

Aproveite e se matricule na turma de formação de caráter…. Quem sabe eles aceitam extremistas de direita que ainda não tem nenhum…

Marcelo

Você não sabe a diferença de jurisprudência e lei e quer pagar pau de advogado. Uma lei retroage sim, seu imbecil, mas jurisprudência nunca. Mas esqueci que você não sabe a diferença entre uma coisa e outra. Petista inútil, burro e analfabeto…em vez de pagar pau pega no meu…

Rodrigo Napoles

Opiniões e mais opiniões… Cada um tem a sua. Bom, importante! Dentro de todo esse embate, nunca se viu em outro tempo tanto envolvimento com as questões que emperram este país. Bom muito bom! Está na hora de mais um salto. Qual seja? Enquanto os espectadores estão se degladiando sobre quem são os corruptos. O tempo passa, e eles, os corruptos ganham tempo para se alinhar e se defenderem. Pobres mortais que somos. Aos que defendem Lula… Aos que defendem Bolsonaro… Ao final todos serão confundidos e provavelmente seguiremos pequenos. Alguém tem dúvida disso? Ou mudamos o olhar, o foco ou seremos eternamente uma massa de manobra.

Juca Leiteiro

Pois é. Essa operação cavalo doido (Padrão STF) para salvar os membros e aliados do quadrilhão já está por demais. Temos que fechar estes puteiros! Corte de “defensores de bandidos corruptos”.

Edson Gomes

Só mesmo algum esquerdopata para ainda pensar que o mais justo dos homens é preso político. Tantos roubos e desvios do erário público já foram devolvidos, comprovadamente por corrupção dos governos anteriores. Mas como todos leigos (vermelhos) se acham saber mais que magistrados concursados (retira-se daqui os advogados togados indicados do STF), com todas as provas disponíveis nos autos, não nos adiantam confrontá-los, pois são acéfalos (PT, PSOL, PC, PSTU, PS…), sem discernimento ético e moral para aceitar que contra fatos comprovados não há achismo da esquerda que possam se tornar verdade.

Rubens

É hilário como as viúvas do bandido lavador de dinheiro, corrupto e ladrão ficam “magoô” quando ouvem verdades. É um caso de psiquiatria mesmo…

Netto

Pois é STF continuem assim dando motivo para as Forças Armadas tomarem o poder. Parafraseando a música do Tim Maia ..me dê motivo digo ao STF continuem assim e as Forças Armadas tomarão o poder rapidinho.

Atenção

A opinião de cada internauta é de sua inteira responsabilidade e não condiz com a opinião deste Semanário).