Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari
Artigo: ''O crime de Moro foi ousar combater bandidos de colarinho-branco''
''No país, atualmente, o confronto da vez tem como alvo o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que se tornou símbolo da Lava-Jato, a implacável força-tarefa de combate à corrupção.''
Guerra jurídica
No Brasil, trava-se claramente uma guerra jurídica de grandes proporções. De um lado, juízes que parecem determinados a punir bandidos do colarinho-branco, definidos como criminosos que, supostamente, não usam da violência nem põem vidas em risco ao cometer delitos, como afanar dinheiro dos cofres públicos.
STF contra o Brasil
Do outro, magistrados que, aparentemente, parecem se agarrar a quaisquer resquícios de legalismo, como privilégios e isenções instituídos no ordenamento jurídico, para favorecer esse tipo de fora da lei, geralmente poderoso, endinheirado e defendido por caríssimos escritórios de advocacia.
STF contra a própria Constituição
No país, atualmente, o confronto da vez tem como alvo o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que se tornou símbolo da Lava-Jato, a implacável força-tarefa de combate à corrupção, que acabou com a impunidade de bandidos de colarinho-branco no país.
O rato come o queijo
A partir da divulgação de mensagens hackeadas de Moro com integrantes da Lava-Jato — em alguns casos com diálogos editados e tirados de contexto —, tenta-se anular os processos e pôr em liberdade condenados, mesmo com provas apreciadas, validadas e sentenças ratificadas em até três instâncias da Justiça brasileira.
Invejam o destaque de Sergio Moro
É como se quisessem mostrar ao então “juizeco” de Curitiba que “não se brinca” com certos bandidos. Moro ainda será o alvo principal em, pelo menos, mais duas ocasiões. Uma na Câmara dos Deputados. Outra a mais decisiva: quando a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal voltar a julgar habeas corpus no qual a defesa de Lula pede que seja declarada a suspeição do ex-juiz no caso do triplex.
Nada consta
Não há, até aqui, nas conversas vazadas, nada que desabone a conduta de Moro a ponto de levar a uma anulação do processo. Ainda mais porque as mensagens hackeadas teriam sido obtidas de forma ilegal e porque o próprio Moro não reconhece a autenticidade.
Eles inventam
Mesmo assim, há quem sustente que podem, sim, ser usadas a favor do ex-presidente. Como se trata do Brasil, o país da insegurança jurídica, tudo é possível, sim.
Lula é o patrão do STF acovardado
No STF, o julgamento do habeas corpus a favor de Lula teve início em dezembro de 2018. Acabou suspenso por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. À época, o relator, Edson Fachin, e a ministra Cármen Lúcia tinham se posicionado contra a suspeição de Moro, e o placar estava dois a zero contra a concessão do HC.
STF de cabeça baixa
Os outros dois integrantes da turma são Ricardo Lewandowski e o decano Celso de Mello. Petistas consideram certos, a favor de Lula, os votos de Gilmar e de Lewandowski e apostam que terão também o de Mello, tido como um ministro “garantista”.
Lula inocente
Caso o prognóstico se confirme, o julgamento do petista será anulado, dando início ao desmonte da Lava-Jato, um temor que aflige a sociedade brasileira, cansada da impunidade garantida a ricos e poderosos deste país. Aliás, o Brasil é pródigo em narrativas a favor de bandidos.
Crimes sem justiça
Como na descrição do “inofensível” crime de colarinho-branco: quem disse que roubar dinheiro de hospitais, de estradas, da segurança pública não mata? E roubar dinheiro da educação, condenando milhares de pessoas ao analfabetismo? E da merenda das crianças?
Moro, o criminoso
O maior crime de Moro e da Lava-Jato foi ousar combater bandidos que nos condenam à morte nas estradas, nas filas dos hospitais, na falta de segurança. Foi combater quem nos condena ao atraso ao roubar o dinheiro que poderia garantir educação e futuro a nossas crianças.
Punição por punir
É por isso que Moro pode ser punido. E, também, a maioria da população que apoia a Lava-Jato, segundo demonstraram pesquisas. (Plácido Fernandes/Correio Brasiliense).
Opinião dos internautas
Miguel Alonso Produções
O PT quer processar Moro, por falta de corrupção no Brasil.
Edno Santos
Penso que devemos nos processar por fechar os olhos por tantos anos, sobretudo antes da gestão daqueles que chamam de PTralhas. Tomem vergonha e parem de tapar o sol com peneira.
Antonio Carlos Jr Zamith
A campanha de difamação Igual a contra Operação Mãos limpas quando os políticos atacaram os juízes que forma longe demais. Contra a corrupção no estado italiano. A máfia PT é traidora do Brasil ao usar hackers russos para difamar quem descobriu seus podres. Dia 30 o povo verde-amarelo contra o gay verdevaldo e suas mentiras produtos de espionagem criminosa contra o poder judiciário, executivo e legislativo.
Padilha
Dia 30 só vai comedor de capim estragado. O povo tem que ir às ruas por mais emprego, educação, saúde e segurança.
Carol Craft
Comedor de capim é o seu pai.
Ricardo
Dia 30 vai ter Parada do Orgulho Gado, é? Muuuuuuuu
Edno Santos
Faça o seguinte, produza um editorial sério, comprometido com a verdade e com a imparcialidade. Os desvios éticos da justiça brasileira saltam aos olhos e não começaram agora, todos nós sabemos disso. Segundo, o crime dessa pessoa, que se intitulava como um magistrado, não foi o do combate à corrupção, mais sim, combater o crime por meio de outro crime. Quando usamos a razão de forma errada, perdemos a razão. Mostra a história, os efeitos de ações como as produzidas por esse ex-magistrado ao redor do mundo. Vamos acordar, Moro esta a serviço daqueles que economicamente, dominam a nação.
Antonio Carlos Jr Zamith
Comuna burro. Ele prendeu empreiteiros que roubaram bilhões e políticos da burguesia do MDB que roubaram mais bilhões. Vai lamber sua foice.
Valdemir Antonio Carlos Jr Zamith
Bota burro nisso!
Dê Edno Santos
Tal qual a operação Satiagraha, onde um monte de nulidades processuais foram cometidas para se chegar a um fim. Quem opera o direito sabe que não adianta pular as regras para produzir um resultado determinado, pois isso semeia nulidades nas instâncias superiores. Resultado da tão midiática operação Satiagraha? Anulação dos efeitos de toda a operação pela produção obliqua de provas e um monte de condenações de agentes que participaram da "investigação", o midiático Protógenes foi condenado com mais alguns agentes públicos. O problema é que agora os representantes de ambos os lados são bem mais poderosos, o STF vai usar a mesma regra ou vai mudar seu entendimento? É algo que só o tempo vai responder.
Souza Barbosa Dê
Mone, não sou “expert” em leis, pode ser que eu saiba tanto quanto você, apenas expôs meu ponto de vista, baseado nos meus parcos conhecimentos e em leituras que fiz a respeito do caso, desde que esse assunto tomou conta das conversas do cotidiano. A bem da verdade não se sabe quem de fato está certo ou errado, quem vai decidir isso são os doutores da Lei. Agradeço-lhe pela conversa saudável e respeitosa.
Show more replies
Não se combate crime com outro crime...
Edno Santos Geninho
Exato, curto e preciso.
Madman
Acuse o mensageiro, disse o comunista ditador.
Padilha
Você está querendo um cargo comissionado no ministério da justiça? Deixa de ser besta, esse comentário seu está totalmente sem noção. Você está sendo pago para defender um cara desses? Esse Moro colocou a credibilidade do judiciário, polícia federal e MPF no lixo.
Vicente Padilha
Eu acho que é você que está atrás de um carguinho.
Edno Santos Padilha
Está falando bobagem Padilha. Não confiou em quem faz justiça, descumprindo Leis e normas. Segundo Sócrates "...é preciso que homens de bem, cumpram as Leis boas, para que homens maus, cumpram as Leis ruins..." pense nisso.
Padilha Edno Santos
Já Comeu o capim hoje?
Rose Gandarillas
Só se for sonhando! Mesmo porque lugar de bandido ladrão e corrupto é na cadeia. Cara de pau!!
Edno Santos
Experimentem um dia, serem julgados por um magistrado parcial, sobretudo em uma ação penal pública.
Madman Edno Santos
É só não roubar.
Maranhão, Rosi
Um corrupto é pego roubando e preso. E culpado é o juiz. Esse é o Brasil que a esquerda quer.
Plínio Lourenço Monteiro Maran
Querem soltar bandido e prender juiz - que beleza!
Marcilio Almeida de Oliveira
Morria e não sabia que cabe ao juiz combater o crime. É de uma pobreza extrema o argumento deste editorial.
Sandra rota
O crime de Moro foi fazer justiça seletiva contra o ex-presidente Lula e livrar a cara do seu partido in off , o PSDB.
Antonio Carlos Jr Zamith Sandra rota
PSDB não roubou a Petrobrás com sua corja PT. Só MDB,PSB, PP e PCdoB.
Maranhão, Rosi Sandra rota
Quem do PSDB Moro salvou?
Glícia de Alvarenga Assis
Esta matéria debocha dos leitores. É tanta cara de pau, que só poderia mesmo vir da "Placidez" da pior mídia do mundo (que é a brasileira), a parceira golpista, com o Supremo com tudo. Para, que tá feio!
Madman Glícia de Alvarenga Assis
Debocha dos mortadelas com a realidade.
José Ferreira
Parece-me que a Rede Globo e agora Folha de São Paulo, se unem para difamar a Lava-Jato.
Edno Santos José Ferreira
Rede Globo é uma das maiores conspiradoras para que todo o circo que humilha o pais viesse a dar certo. Trabalha e trabalhou a favor da direita e do Moro. Essa é a verdade.
Antonio Carlos Jr Zamith Edno Santos
Comuna burro. Vai mora na Venezuela comer rato.
Edno Santos José Ferreira
Ninguém precisa se unir para o mal feito. As cagadas feitas pelo próprio Moro, une qualquer pensamento racional, essa é a verdade.
Padilha
Moro vai ser preso, babaca!
Valdemir
Lula já está preso babaca!
Moro punido e Lula solto. É isso mesmo?
Caro leitor, veja o que Janaina Paschoal diz sobre o episódio do roubo seguido de vazamento de mensagens trocadas por Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato. “Se algo significativo for publicado, eu volto a avaliar e não tenho medo nenhum de mudar de opinião. Por enquanto, é só espuma!”
O procurador Ailton Benedito vai ainda mais longe:
Ele afirma que o episódio, além de tentar macular Moro, pode ter consequências terríveis para a luta contra a corrupção. E pode favorecer Lula.
Revista Crusoé
“Se o STF soltar o presidiário Lula na sequência da violação e divulgação criminosa de comunicações atribuídas por Fake News a integrantes da Lava Jato, especialmente Deltan e Moro, dará sinal para a sociedade de que a ORCRIM venceu e de que os brasileiros são seus escravos.”
O caso é grave, muito grave
Não se pode esquecer que Sergio Moro e a Lava Jato não são personagens populares entre todos os brasileiros.
Artilharia
O ex-juiz e atual superministro de Bolsonaro já vinha sendo alvo, em outros episódios, da artilharia de grupos políticos em Brasília — como a revista Crusoé explicou, detalhadamente.
Em entrevista
O Ministro Dr Sergio Moro citou a Operação Mãos Limpas, o quanto as autoridades responsáveis foram atacadas na época. No entanto, teve apoio das demais autoridades e seguiu em frente mudando por completo a história daquele país.
No Brasil
As coisas parecem que não funcionam, aqueles eleitos pela população para lhes representar, quando chegam ao poder simplesmente se esquecem de quem os colocou naquele posto. Perdem o comprometimento com a população a qual deveria representar.
José Roberto de Lima Machado
Soltar Lula é romper o compromisso do combate a corrupção e organização do Estado Democrático de Direito. É viabilizar novas investidas do Globalismo/Socialismo do Séc XXI É ir de encontro as urnas.
Lucia Maria Kretzmannd
Podem apostar que as pessoas de bem deste país não vão se conformar!! Meia dúzia de juízes da teoria do “quanto pior melhor”, do “quanto mais marginais livres melhor” não podem destruir essa nação!
Fátima Casagrande
Os militares estão certos, as ruas vão explodir. O que estão esperando para enquadrar os safados protetores do Lula no STF? Será que só o Villas Boas é destemido e coerente dentro das FFAA?
Lourival Santos
Os militares têm razão nesse temor: o povo está cansado de tanta roubalheira e de ver a idiotice de quem não enxerga o outro lado da meia noite.
Paulo Lasta
Não temos dono, não vamos ser roubados, varias vezes, reiteradamente, por um bando de ladrão, que se diz, comunista pra próprio bolso. Esta crise tem nome, identidades, e cpfs de um bando de ladrão.
Wilson Ferreira Dias
A maioria do povo brasileiro quer o Lula preso, por ser corrupto e condenado e ainda responder por vários inquéritos. Deveria cumprir sua pena numa penitenciária ao invés de em uma sala na PF Curitiba.
José Roberto de Lima Machado
Não são militares. É a "Sociedade Cidadã". É a voz das urnas. Os Militares existem para entendê-las e fazê-las respeitadas. Engoliram sapos por mais de uma década respeitando-a e defendendo-a.
Maria Bernarda C. Cordeiro
As ruas vão ser tomadas, como na época da Impeachment da Dilma!!! Moro e a lava jato é tudo que nos resta de esperança neste país!!
Ana
Onde estavam esses Militares pregadores da moral de cuecas enquanto o PT assaltava o país?
Amilcar
Marco eu iria um pouco mais para trás, diria que desde 1985.
Marco
Estavam dormindo. Aliás, dormem desde 1988.
José
Todos sabem que foi a quadrilha do PT que pagou esses hackers, estão tentando jogar lama em todos os que trabalham na Lava jato. Até a Juíza Gabriela Hardt foi hackeada.
Cambridge
Depois que o Gilmar Mendes incendiar o Brasil, será que ele vai ajudar a apagar o fogo ou vai fugir para Portugal? É só uma pergunta.
JumentoDoBozo
Esses Militares tornaram-se políticos e como típicos políticos estão com medo de perder a boquinha, a teta de dinheiro público onde estão mamando e pretendendo mamar por um bom tempo. Isso sim.
Paulino
Senta e chora peteba.
Atenção:
A opinião dos internautas não traduz de forma alguma a opinião deste Semanário, sendo de total responsabilidade do autor em suas redes sociais.
Bom dia, leitor!