Quarta-feira, 4 dez 2024
 
Facebook

Chocolate com Pimenta - Márcia Canevari

Jean Wyllys desiste de mandato: veja repercussão

Deputado federal havia sido reeleito para terceiro mandato, mas abriu mão na quinta (24) de assumir o cargo. Posse estava marcada para 1º de fevereiro. Políticos, entidades e imprensa internacional comentaram o caso.

G1

O deputado federal Jean Wyllys, reeleito para um terceiro mandato, comunicou que não assumiria o cargo, citando ameaças de morte e difamação. Veja como a renúncia repercutiu na imprensa internacional e entre políticos e entidades, do Brasil e de fora do país:

Reino Unido: The Guardian

O britânico "The Guardian" lembra a amizade de Jean Wyllys com Marielle Franco, vereadora assassinada em março do ano passado. "Sua saída provavelmente aumentará o temor da comunidade LGBT no Brasil de que a homofobia aumente ainda mais sob o governo do presidente Jair Bolsonaro, que ganhou notoriedade por sua evidente homofobia", diz o jornal.

Estados Unidos: The New York Times

Nos EUA, o "The New York Times" destaca o papel de Jean Wyllys na luta pelos direitos LGBT, além das ameaças de morte citadas pelo deputado federal. "Wyllys tem sido alvo de ameaças de morte há anos, mas ele disse que essas ameaças se tornaram mais severas depois que Marielle Franco, uma defensora dos direitos humanos que era sua amiga e aliada política, foi assassinada", afirma o jornal.

Políticos e entidades: Hamilton Mourão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, se manifestou sobre a saída de Wyllys: “quem ameaça parlamentar está cometendo um crime contra a democracia. Uma das coisas mais importante é você ter sua opinião e ter liberdade para expressar sua opinião”, disse.

Ciro Gomes

"Estou profundamente indignado com a situação que leva um jovem parlamentar a não se sentir mais seguro em seu país e ter que ir embora para o exterior enquanto as autoridades brasileiras descambam para a canalhice pura e simples. Mesmo reconhecendo a gravidade de todas as ameaças, faço um apelo, se ainda for tempo, para que Jean Wyllys reflita e decida seguir lutando no Congresso Nacional contra todas essas barbaridades. Muitos resistiremos".

Janaína Paschoal

Deputada estadual eleita por São Paulo com a maior votação na história do país, Janaína Paschoal comentou o caso no Twitter, afirmando que"quando esse parlamentar noticia que a causa da renúncia é ameaça, penso ser imperioso investigar. Já não é uma situação pontual, atinge a Democracia", disse.

Luiz Mott

Fundador do Grupo Gay da Bahia — primeira associação dos direitos LGBT do Brasil —, Luiz Mott chamou a desistência de "triste verdade" em post no Facebook.

Rodrigo Maia

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia divulgou nota na qual afirmou que ninguém pode ameaçar um deputado e sentir-se impune: "Lamento a decisão tomada pelo deputado Jean Wyllys. Como presidente da Casa, e seu colega na Câmara, mesmo estando em posições divergentes no campo das ideias, reconheço a importância do seu mandato. Nenhum parlamentar pode se sentir ameaçado, ninguém pode ameaçar um deputado federal e sentir-se impune", afirmou Rodrigo Maia na nota.

Dilma Rousseff

A ex-presidente da República Dilma Rousseff se manifestou sobre a saída de Wyllys em posts no Twitter: Quando um parlamentar destemido e corajoso como o deputado Jean Wyllys não considera segura sua presença no país, a democracia não está apenas ameaçada, mas profundamente ferida.

Guilherme Boulos

Ex-candidato à Presidência, Guilherme Boulos afirmou no Twitter que "o que levou Jean a essa decisão drástica foram sucessivas ameaças e hostilidades. Ele inclusive já havia denunciado às autoridades e à Comissão de Direitos Humanos da OEA. Exigiremos esclarecimentos e punição dos responsáveis. Foi uma vitória da intolerância".

Marina Silva

Também ex-candidata à Presidência, Marina Silva afirmou em seu Twitter que "é lamentável que o deputado Jean Wyllys tenha que abrir mão do seu mandato por sofrer ameaça de morte. Independente de divergências políticas, a gravidade desse fato exige que a vida de quem é ameaçado seja protegida".

Rodrigo Janot

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot comentou um tuíte com a notícia da saída de Wyllys com a palavra "inacreditável".

Associação de Juízes para a Democracia

Em nota, a Associação de Juízes para a Democracia manifestou forte preocupação com a notícia de que ameaças contra a vida Jean Wyllys. Disse que "não há verdadeira democracia sem respeito aos partidos e aos parlamentares de oposição, a suas manifestações, suas opiniões e à integridade física. Qualquer ameaça ou intimidação visando constranger ou calar a oposição deve ser prontamente rechaçada pelas instituições democráticas".

Anistia Internacional

Em nota, a Anistia Internacional afirmou que "Jean Wyllys teve atuação importante na defesa dos direitos humanos e das pessoas LGBT. Em consequência disso, foi alvo de massivos ataques públicos, intensa campanha de difamação, e ameaças à sua vida. A decisão de abrir mão do terceiro mandato como deputado federal e deixar o país por temer pela sua vida é sintomática do atual contexto brasileiro de supressão do dissenso, de aumento da violência baseada na discriminação de gênero e orientação sexual, de restrição para a atuação de defensores de direitos humanos".

Cristiane Brasil

A deputada federal eleita pelo Rio de Janeiro Cristiane Brasil também comentou o caso no Twitter: "Será que é Deus ouvindo nossas preces ou mais um chilique pra atrair mídia dessa estrela de esquerda decadente? Vai pra Cuba? Angola? China e Rússia vão querer ele?

Opinião dos internautas: Renato

Ou fazer cirurgia de mudança de gênero pra voltar parecendo uma boneca e não ser reconhecido.

José Godoy

Não é isso,.. é que a casa dele tá caindo, polícia Federal esta descobrindo que ele paga os advogados de Adélio Bispo, .Só não provou ainda porque a OAB esta dificultando a investigação..

Sidney Geraldi

Nome aos bois. Quem ameaçou? Que tipo de ameaça? Sem essas informações fica parecendo mais um xilique vitimista do deputado.

Nival Santos

..."Vamos banir esses petralhas do nosso País, vamos fuzilar esses comunistas corruptos marginais vermelhos esquerdistas"...quando nosso mito capitão fez por várias vezes esses discursos, tinha gente que não acreditava, avante capitão mito Deus acima de tudo e de todos o povo de Deus vai estar sempre contigo.

Mario

Mas o contrário também é verdadeiro. Bozonaro levou facada e quase morreu. O autor do atentado já foi filiado ao PSOL e alguém está pagando os advogados....

Ivo Cardoso

Não fará falta nenhuma ao povo brasileiro. Fez um grande favor a nação. Suma de vez e para sempre. Covarde de seu naipe o Brasil esta cheio. Agora só lhe resta explicações a seu eleitorado, que estão ao mesmo nível que o seu. Calhorda.

Geraldo Gomes

Nós nos tornamos motivos de vergonha e assombro para o mundo. Merecíamos coisa melhor.

Willian Ximenes

O mundo se serve de uma impressão levando mentiras. Leve seu amigo Adélio junto com você...

Euclides Carvalho

Já vai muito tarde, um individuo como voce jamais deveria ser dep federal;;mas; tem eleitores idiotas , burros, insanos que dão seus votos em troca de """""muitas coisas """"

Mike Schwelps

Não sabemos exatamente que ameaças foram essas, ou se foi apenas um piti por causa da baixíssima votação. O que sabemos com toda certeza é a resposta à pergunta "Jean Wyllys cospe ou engole?"

Angelo Bontempo

Eu acho que com a perda do foro privilegiado,ele achou melhor vazar.

Sansão Alves

Os maiores pasquins do mundo noticiando este episódio tragicômico. Quero só ler as notícias nestes mesmos veículos, quando ele voltar a desembarcar por estas terras, acompanhado da Interpol e vestido de zebrinha com a bola de ferro no pé kkkkkkkkkkk.

Periquito Vingador

Tive o desprazer de ler algumas das ameaças que ele recebeu, são assustadoras e há muito ódio nelas. Não vejo outra saída, a não ser a "saída". Nunca o desrespeitei e nunca o vi diferente de mim, pois somos humanos, irmãos. Posso discordar de algumas atitudes dele, mas não posso deixar de reconhecer que ele luta muito bem e, no ringue, faz tremer qualquer adversário.

Hercules

Periquito me lembra a visão do Nicolas Maduro, sobre o Hugo Chavez! El pajarito!

Mohamede Mé

Cuspiu na cara do presidente, agora esta co medo de pagar pelos seus atos, já vai tarde.

Terraseca Jesusestávoltando

Atenção!!!!! Vazou!!!! Recebi um vídeo de uma jornalista denunciando o real motivo de Jean Wyllys ter renunciado o mandato de deputado, ele é o principal suspeito de ser o mandante da tentativa de assassinato de Bolsonaro, antes da facada Adélio visitou o gabinete de Jean em Brasília, está tudo registrado no congresso, e os próximos deputados ao assumirem o novo mandato não terão imunidade. Inclusive ele escreveu uma carta pra Lula despedindo.

Renato Caldeira

Terraseca, informações fidedignas só porque você está dizendo? Aff! Envia um link de veículo de comunicação confiável (não tem rs).

Terraseca Jesusestávoltando

Este estrume de porco, ta simplesmente jogando o nome do Brasil na lama com estas mentiras. Todo mundo sabe que foi ele que contratou Adélio pra matar Bolsonaro, inclusive cuspiu no rosto dele no congresso. Tinha que ta preso.

Joel Pereira

Ameaçar um deputado é tão grave quanto cuspir em um dentro do congresso brasileiro, todas as posições tem que ser respeitadas!!

Jsm

O dozinha, ele foi ameaçado, e com certeza quer ganhar o que não tem mais, notoriedade na vida pública. Em pouco tempo será esquecido, pois a insignificância dele não é comparável, sendo assim quem iria querer matar um ser desprezível desse??? Já sei o doido do Adélio.

Fernanda Lima

Somos ameaçados todo santo dia...pelo desemprego .....pela fome...pelos bandidos. ..por vocês políticos... não somos mais....porque vocês fazem com a cara mais deslavada do mundo... Será lamentável se você ficar Sr Jean...

Galliard Bongiovani

O cidadão pode viver sob ameaça, mas o deputado não pode. Ele tem que estar feliz de ter acumulado dinheiro (como deputado) pra poder morar em outro país. A maioria de nós não tem essa regalia toda e tem que morrer aqui na mão de bandido.

Jcs

O político da Globo fez sua autocrítica e responsavelmente renunciou ao mandato. Parabéns!

Amigo Paz

Está fugindo com medo de ser preso, e está vazando, e não é pela culatra. Segundo a linha de investigação, ele é o mandante da tentativa de assassinato do Mito!

Jorge Oliveira

Esse cara jamais teve um projeto pra humanizar a nação e sim fazendo e usando sua iria que foi ruim pra si próprio.

Adriano Costa

Fato é a decadência da imparcialidade de um certo canal. Já não ligo mais. Já não faz mais meu gosto.

Andarijo Move

Vivemos em um país democrático é lastimável chegarmos neste ponto onde falta empregos, saúde segurança e justiça correta só pobre que não tem jamais terá.

Alexandre Santos

O Jean wyllys esta certo, não é muito seguro confiar na proteção do estado. Se alguém tirar sua vida é mais um para entrar na a estatística.

Ricardo Mutschaewski

Verdade, quase aconteceu com nosso presidente.

Eliane Castro

Celso Daniel, Marielle e tantos outros não interessa a Justiça saber quem foi. Quem pagou a defesa do Adelio, eis a questão?

Leonildo Oliveira

Vai deixar uma mamata dessa, que é ser deputado federal no Brasil, essa mãe de leite, só pode ser do PSOL.

Cesar Andreoli

gostaria de saber quais são os projetos aprovados que este deputado conseguiu ,para mim é um que não faz diferença nenhuma em oito anos não agregou quase nada ao povo,só bagunça e baderna. Globo vai acabar de tanto ficar do lado das travas do submundo.

Leonildo Oliveira

Acho que ele achou um bofe no exterior e preferiu ficar ao lado de seu amado, nada contra, cada um leva a vida conforme sua felicidade.

Victor Fitzcarraldo

Repercutiu muito mesmo no exterior: Morreram de rir da palhaçada.Esse vivente está jogando, está achando que está no BBB. É só investigar que a máscara cai. Mas se quer ir embora, já vai tarde.

Ídolo Sobrinho

A Globo e Jean aparentemente deram o golpe de mestre para enganar a todos e ao mundo, mas a verdade vai vir a tona.

José Silva

Obrigado Jean Wyllys, te agradeço em nome de todo povo serio deste grande Brasil, por esse grande favor que você nos fez. Adeus, até nunca mais. Vá para bem longe de nós.

Assis Brandão

Antes de ele partir, vamos olhar as contas bancarias deles e ver se bate com os rendimentos!!! Alô COAF????

Andre Gil

Se todo mundo que não se sentisse seguro no Brasil fosse embora do país não ia sobrar ninguém pra pagar imposto e sustentar esses caras que só andam acompanhados de segurança de um lado pro outro...

Antonio Aquino

O Jean Wyllys de perseguidor passou a ser perseguido. Ele foi muito perseguidor de muitos deputados federais. O Jean Wyllys sempre foi intolerante e nunca respeitou os direitos dos outros. Jean Wylys cuspiu na cara de um dos seus colegas de um deputado federal por não tolerar a opinião dele. O Jean Wyllys dá uma de vítima, mas muito pelo contrário ele perseguia e nunca respeitou os direitos dos outros.

Luiz Mussio

Lendo os comentários que foram feitos por esta notícia eu chego a conclusão que Jean Willis agiu certo. Existem tanto ódio e ânimos tão exaltados, esquecendo o que é respeito às diferenças e, acima de tudo amor ao próximo, que creio ter ele tomado a melhor decisão.

Natalicio Rodrigues

Um grande parlamentar. Infelizmente no Brasil que opta por defender as minorias (LGBT,negros, idosos, mulheres,etc) vive sob ameaça. Infelizmente uma grande maioria de brasileiro ainda julga e forma vulgar os que pensam diferentes. Há mais preocupação no Brasil com o que as pessoas fazem ou deixa de fazer com órgão excretor do que em defender direitos democráticos.

Ricardo Anjos

Quem não deve não teme, não foge. Luta até o fim. Seja viril ou não. Mas se sofre ameaça há algum tempo, por que se candidatou de novo e não renunciou à época em que se sentiu ameaçado?

Sergio Luiz

Estou dando uma "voltinha" aqui nos comentários... acho que as investigações da PF podem começar por aqui... O que tem de gente destilando ódio ao deputado...! Acho que alguns dos que o ameaçaram estão entre nós...! (só acho).

Julmar Peixoto

Quem é que está interessado na opinião dessa Cristiane Brasil ? Façam o favor! Desclassificada como o pai.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste Semanário.

Injustiças

Só para não ser injusta, quero lembrar que o primeiro Deputado Federal assumidamente gay em Brasília foi Clodovil Hernandes, que sempre teve uma postura séria e exemplar.

Bom dia, leitor!