Segunda-feira, 21 abril 2025
 
Facebook

Edson Gomes tentará no STJ autorização para assumir Prefeitura

Ilha Solteira - A defesa do prefeito afastado Edson Gomes (PP) tentará no Superior Tribunal de Justiça, a autorização para que ele assuma a Prefeitura de Ilha Solteira. Ele está impedido de assumir o comando do Município desde outubro, quando deixou a prisão.

Segundo apurou o ilhadenoticias.com, a defesa deve citar que a instrução do processo (depoimentos, colhimento de provas, etc...) já foi encerrada, não havendo mais justificativa para que Edson Gomes não cumpra o mandato de prefeito de Ilha Solteira.

Ainda segundo apurou o ilhadenoticias, a defesa deve ir ao STJ ainda na primeira quinzena de abril.

Histórico

Edson Gomes foi preso em 28 de março, quando se entregou à Polícia, depois de quase quatro meses foragido. Ele foi empossado prefeito de Ilha Solteira e, em seguida, transferido para o Centro de Ressocialização de Araçatuba. Em 10 de abril, a Câmara aprovou seu afastamento do cargo por seis meses. Desde então, a cidade vem sendo administrada por seu filho, o vice-prefeito Otávio Gomes (DEM).

Edson Gomes conseguiu dois habeas corpus contra dois pedidos de prisão feitos pelo Ministério Público. O primeiro, por possíveis irregularidades em licitações feitas no seu último Governo, principalmente para a realização de eventos (como a FAPIC de 2010), e de ter provocado prejuízo de até R$ 1,4 milhão para os cofres públicos (pelo mesmo motivo, estavam presos o ex-diretor de Cultura, Nilson Nantes, e o empresário Uesley Jânio Severo, que também conseguiram a liberdade nesta terça). O outro por supostas irregularidades na compra de equipamentos de proteção individual para a Prefeitura de Ilha Solteira, durante o seu último Governo.

Apesar de conseguir a liberdade, uma medida cautelar do STJ ainda impede que Edson Gomes assuma a Prefeitura de Ilha Solteira.