Sábado, 28 de Maio de 2022
 

Aquishow 2017 reúne profissionais e lideranças do setor em Santa Fé do Sul

O presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputado Itamar Borges, participou na terça-feira, 30 de maio, da abertura da Aquishow 2017, realizada em Santa Fé do Sul. A Aquishow é o maior evento de piscicultura e aquicultura do Estado e reúne profissionais e lideranças empresariais da cadeia produtiva do setor de todos o país, além de representantes do poder público de diferentes esferas.

O evento contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles; do coordenador de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Marcos Alves Pereira; do deputado federal Fausto Pinato; do prefeito Ademir Maschio; e dos coordenadores da Aquishow, Emerson Estevan e Marilza Fernandes.

O deputado Itamar Borges, pioneiro no apoio à piscicultura, ainda durante seus mandatos como prefeito de Santa Fé do Sul, falou sobre as recentes conquistas do setor. “A piscicultura vive hoje um momento de comemoração e adaptação. Após muitos anos de luta e negociação, o setor finalmente foi regulamentado pelo Governo do Estado dentro de parâmetros que possibilitam o pleno desenvolvimento e garantem segurança jurídica aos produtores”, afirmou.

O decreto assinado pelo governador Alckmin no dia 1º de novembro de 2016 foi possível com o trabalho e esforço conjunto dos piscicultores, por meio de suas entidades representativas, o trabalho de deputados estaduais e federais, entre eles o deputado Itamar Borges, e os secretários Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Arnaldo Jardim (Agricultura) com suas respectivas equipes.

“O desenvolvimento da aquicultura é muito importante, gera emprego, gera renda e trouxe uma nova atividade econômica pra cidade e toda a região. Continuamos lutando e trabalhando pela piscicultura. Buscamos agora acabar com a guerra fiscal do pescado, que prejudica as empresas de nosso Estado. Queremos que nossas empresas possam competir em condição de igualdade com o pescado das outras partes do país”, complementou o deputado Itamar.

Também participaram do encontro o diretor técnico do Instituto de Pesca - Luiz Ayrosa; o vice-prefeito Alcir Zaina; o presidente da Câmara dos Vereadores de Santa Fé, Marcelo Favaleça; o presidente do Sindicato Rural de Santa Fe do Sul, Luiz Bermal; o coordenador da CAT - João Brunelli; o comandante da Polícia Ambiental, Coronel Sardilli; o presidente da Câmara Setorial do Pescado, Martinho Colpani; o presidente da Fundação Florestal Eduardo Camargo.

Visita

Os deputados Itamar Borges e Fausto Pinato também acompanharam o secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em visita a uma piscicultura do grupo Ambar Amaral, em Santa Fé do Sul. Durante a visita, o diretor presidente do grupo, Ramon Amaral, explicou ao secretário todo o funcionamento da cadeia produtiva da piscicultura.