Qualifica SP capacita empreendedora para montar nova linha de cosméticos
Programa da
Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP já qualificou mais de
12 mil mulheres em diferentes modalidades, inclusive empreendedorismo feminino
Estado - A presença feminina é forte no setor de beleza no Brasil. Esse segmento, junto às áreas de moda e alimentação, tem uma representatividade de cerca de 70% de mulheres empreendedoras, segundo dados da Rede Mulher Empreendedora. Diante dessa forte demanda, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico possui o Qualifica SP Empreenda que oferece capacitação gratuita para quem deseja crescer no segmento. Lançado há pouco mais de um ano, em março de 2023, o Qualifica SP já capacitou mais de 12 mil mulheres em cursos dos mais variados setores.
A farmacêutica Lia Arruda, de 22 anos, foi uma das alunas na modalidade Empreenda jovem. Com o aprendizado, ela lançará uma linha de cosméticos naturais e veganos ainda este ano, na cidade de Engenheiro Coelho, região de Campinas, onde vive.
Por meio do curso, Lia conta que conseguiu estruturar seu projeto. "O Qualifica SP me ajudou a desenhar melhor esse caminho. Às vezes, a gente tem uma ideia na nossa cabeça e não sabe se, de fato, vai funcionar. O curso fornece algumas estratégias, estruturas de processos e aborda partes de investimento. Nos dá boas noções de como elaborar esses processos em todas as áreas de uma empresa", explica.
Graças ao curso, a jovem conseguiu aumentar o networking, o que, segundo ela, foi fundamental para seguir com o sonho de empreender. Em outubro deste ano, Lia esteve entre os dez ex-estudantes do Empreenda Jovem selecionados para participarem da Feira do Empreendedor, um dos maiores eventos do ramo promovido pelo Sebrae-SP. "A feira foi um lugar muito rico no sentido de fazer novas conexões, para conhecer pessoas novas. Além de proporcionar que a gente conheça novas empresas e soluções”, lembra.
Sobre o Qualifica SP
O programa possui três modalidades: Meu Primeiro Emprego (cursos profissionalizantes para jovens de 16 a 24 anos); Novo Emprego (para pessoas acima de 16 anos que buscam recolocação no mercado de trabalho, priorizando o público de 25 a 59 anos); e Empreenda (para incentivo ao empreendedorismo em parceria com o Banco do Povo e oferece cursos de qualificação profissional com mentoria personalizada). Para acompanhar as ofertas dos cursos, não perder prazos de cadastros e matrículas, além de saber mais detalhes sobre os processos de inscrição, os interessados podem acessar o site: www.qualificasp.sp.gov.br.
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).