Detran-SP realiza mais de 1.100 testes de bafômetro educativo durante o SP Gastronomia
Órgão de trânsito ainda realizou jogo de perguntas e respostas para boa convivência nas ruas e distribuição de material explicativo
Estado - O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) encerra sua participação na segunda edição do SP Gastronomia, realizando seis dias de trabalho de conscientização junto ao público sobre os perigos de dirigir e beber, prática proibida por Lei. Foram aplicados 1.164 testes de bafômetro nos dois finais de semana do evento, de sexta a domingo, além das abordagens para esclarecimento e sensibilização do público do festival gastronômico sobre a necessidade de respeitar e usar a faixa de pedestres, com a distribuição de mais de 2500 unidades de material educativo nos dois finais de semana.
Se os testes tivessem acontecido durante uma fiscalização efetiva, para motoristas conduzindo veículos, 711 pessoas teriam testado negativo para a ingestão de álcool. Os 453 testes positivos estariam divididos em 411 equivalentes a direção sob influência de álcool (até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) e 42 configurariam crime de trânsito (quando o motorista dirige embriagado).
O Detran-SP esteve em um estande fixo no Parque Villa-Lobos, em todos os dias do evento. Aqueles que passaram pelo local receberam orientações sobre o risco iminente, em um festival, de ingerir bebida alcoólica e dirigir, e também recomendações de respeito ao pedestre, foco de uma nova política do Governo do Estado, iniciada entre julho e agosto, com ações nas ruas e campanha de mídia. No estande, a dinâmica contava com um quiz, de perguntas e respostas visando garantir a boa convivência nas ruas.
O órgão estadual de trânsito também manteve uma equipe móvel, circulando pelo festival com um etilômetro, convidando os participantes a testar e entender, de forma educativa, os riscos envolvidos na mistura de álcool e volante.
Educação e
Fiscalização Efetiva
Em paralelo ao SP Gastronomia, nos dois últimos finais de semana do evento, a cidade recebeu as Operações de Direção Segura Integrada (ODSI) em diferentes regiões da capital. As fiscalizações efetivas contra a mistura direção e álcool são realizadas periodicamente em todo o Estado, semanalmente em diferentes endereços da capital, com apoio das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Realizada na sexta-feira (1/11), nas avenidas Doutor Assis Ribeiro e São Miguel, da Zona Leste, a ODSI abordou 255 veículos e registrou 44 recusas de motoristas ao teste do bafômetro.
Já no sábado, dia 9/11, quando aconteceu a operação na Rua Monte Pascoal e no Viaduto Pompéia (Zona Oeste), aconteceu o recorde de autuações por alcoolemia numa ODSI na capital neste ano, com 375 veículos fiscalizados e 66 condutores multados.
Evento para todos os gostos
Na sua primeira edição, em 2023, o SP Gastronomia atraiu mais de 25 mil pessoas ao Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo. Em sua composição, o evento procura representar um pouco da culinária global e da diversidade do paladar paulistano, com opções entre a cozinha escandinava e árabe, passando por comida brasileira, espanhola, francesa e italiana, com direito a pizza.
Sobre o
Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.