Terça-feira, 12 nov 2024
 
Facebook

Entenda diferenças entre vagas ofertadas no Vestibulinho das Etecs

Exame do processo seltivo das Etecs para o primeiro semestre de 2025 será aplicado no dia 15 de dezembro

Para o primeiro semestre de 2025, as Escolas Técnicas Estaduais disponibilizam Ensino Médio, Médio integrado ao Técnico, AMS, cursos técnicos e Especializações Técnicas

Estado - As inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) estão abertas até o dia 26 de novembro, às 15 horas, pelo site vestibulinhoetec.com.br. O exame é o meio de acesso às mais de 92 mil vagas de Ensino Médio, Médio integrado ao Técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), cursos técnicos e Especializações Técnicas, distribuídas entre as unidades localizadas em todas as regiões do Estado de São Paulo.

De forma gratuita e com qualidade de ensino reconhecida, as formações são oferecidas pelas 228 Etecs e suas classes descentralizadas – unidades sob a administração de uma Etec, que oferecem um ou mais cursos, por meio de parceria com prefeituras ou com a Secretaria Estadual da Educação.

O alto desempenho das Escolas Técnicas Estaduais é comprovado em avaliações nacionais e internacionais de educação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, por exemplo, a média das Etecs foi de 5,6 pontos, superior à média do Ensino Médio no Brasil (4,3), no Estado (4,2) e à meta estabelecida pelo Governo Federal (5,2). Na edição 2022 do Pisa, avaliação internacional aplicada nos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média das Etecs em Leitura figurou acima da média da OCDE.

A excelência do Ensino Técnico das Etecs também é constatada pelo alto índice de empregabilidade. Pesquisas mostram que de cada quatro jovens formados, três estão empregados após a conclusão do curso.

Com foco em inovação e nas melhores práticas pedagógicas, os currículos são constantemente atualizados para atender aos avanços e às demandas do mercado de trabalho. Ao todo, são ofertados 256 cursos: 117 cursos técnicos, 94 cursos de Ensino Médio integrado ao Técnico, 10 cursos AMS e 35 especializações técnicas.

Conheça as particularidades de cada uma das modalidades disponíveis para inscrição no Vestibulinho das Etecs para o primeiro semestre: 

Cursos técnicos 

A formação técnica de nível médio tem duração de dois até quatro semestres e oferece ao estudante conhecimentos práticos e teóricos para atuar em diversas áreas do setor produtivo. Pode fazer um curso técnico da Etec o candidato que concluiu ou está cursando o Ensino Médio, a partir da segunda série. Ao final da formação, o estudante recebe o diploma de técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional.

Nas Etecs, os cursos técnicos são ofertados no formato presencial e semipresencial, com 20% do curso feito de forma remota, ou online. As opções desta modalidade, tanto em relação à duração, quanto ao formato de estudos, podem variar a depender do curso escolhido.

Ao optar pelo formato semipresencial, o estudante contará com o suporte de um professor orientador e de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ao final de cada módulo, há necessidade de fazer uma prova presencial, aplicada na unidade polo escolhida durante a inscrição no Vestibulinho.

No curso técnico online, as aulas são ministradas integralmente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as turmas são permanentemente apoiadas por um tutor. Para a certificação de conclusão de cada módulo, há um exame presencial, também aplicado na unidade polo escolhida na inscrição para o processo seletivo.

Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS)

AMS está disponível para os concluintes do Ensino Fundamental que estão de olho no mercado de trabalho. Nesta opção, em cinco anos, é possível concluir os Ensinos Médio, Técnico e Superior, economizando um ano de estudo. Ou seja, ao optar pelo AMS na inscrição do Vestibulinho das Etecs, o estudante já garante também vaga em uma Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec). Além disso, ao escolher o AMS do Centro Paula Souza, o estudante terá 200 horas de aulas de contextualização profissional, ofertadas por uma empresa parceira do curso escolhido. 

Funciona da seguinte maneira: nos três primeiros anos o aluno estuda as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as disciplinas do Ensino Técnico e as horas de contextualização profissional. Na sequência, sem necessidade de novo processo seletivo, o estudante prossegue para o Ensino Superior do curso equivalente, em uma Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) administrada pelo CPS, eliminando a repetição de conteúdos já contemplados no Ensino Técnico.

Ensino Médio integrado ao Técnico

Ao optar pelo Ensino Médio integrado ao Técnico das Etecs, em três anos, o estudante cursa todas as matérias da BNCC, alinhadas às demandas do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que conquista uma formação profissional. O jovem poderá ingressar no setor produtivo com uma habilitação profissional, além de poder prosseguir os estudos em um curso superior.

No CPS, o concluinte do Ensino Fundamental pode optar por três formatos da modalidade: Ensino Médio integrado ao Técnico (MTec), com até seis aulas diárias, presenciais ministradas em meio período (manhã ou tarde); Ensino Médio integrado ao Técnico em período integral (MTec-PI), com até oito aulas presenciais diárias, em período integral; e Ensino Médio integrado ao Técnico no período noturno (MTec-N), com até seis aulas diárias, ministradas no período noturno de forma presencial, com parte da carga horária ministrada por intermédio de atividades não presenciais. 

Ensino Médio com ênfase 

O Ensino Médio com ênfase contempla as trilhas de aprendizagem previstas para o Novo Ensino Médio e propõe intensificação de conteúdos nas disciplinas de maior interesse do aluno. No CPS estão disponíveis quatro opções de itinerários: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguagens e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

Quem optar pelo Ensino Médio com ênfase em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas terá foco no aprendizado no estudo do homem do ponto de vista social, cultural e histórico, mobilizando esforços na resolução de problemas contemporâneos.

Na ênfase em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o estudo é direcionado aos efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas e a análise do meio ambiente e seus fatores físicos, químicos, biológicos, econômicos, sociais e culturais.

Com a ênfase em Linguagens e suas Tecnologias, os estudantes vão exercitar competências nas linguagens escrita e oral, além de receber estímulos para desenvolver capacidades intelectuais e expressivas, aprender língua portuguesa e idiomas estrangeiros, preferencialmente o inglês. 

Com foco no estudo de fundamentos e cálculos próprios das Ciências Exatas, o Ensino Médio com ênfase em Matemática e suas Tecnologias estimula esforços na resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio lógico. 

Qualquer uma das opções do Ensino Médio com ênfase pode ser cursada por concluintes do Ensino Fundamental. Após terminar a jornada, o estudante recebe o certificado e estará habilitado a prosseguir os estudos em nível Superior. Confira no site do Centro Paula Souza a relação de cidades, unidades e cursos oferecidos pelas Etecs, acesse cps.sp.gov.br.

Especialização Técnica 

Quem já concluiu um curso técnico pode dar continuidade à formação optando por uma Especialização Técnica da Etec. Com duração de um semestre, a modalidade oferece oportunidade de aprofundar conhecimentos específicos na área de atuação. Para isso, é preciso que o interessado tenha cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso pleiteado. Ao concluir os estudos, o aluno obtém o certificado de especialista técnico.

O calendário completo do Vestibulinho das Etecs pode ser consultado na internet. O detalhamento dos cursos, vagas e unidades participantes estão disponíveis no site vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos.

Foto: Roberto Sungi.