Quarta-feira, 24 jul 2024
 
Facebook

Exposição em Ilha Solteira conta história de uma das usinas hidrelétricas mais importantes do Brasil

Alunos de escola de Nova Canaã Paulista foram conferir abertura da exposição

Mostra permanente também permite aos visitantes explorar o universo da geração de energia de forma lúdica e interativa

Ilha Solteira - A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, inaugurou na quinta-feira (21) uma exposição permanente na Usina Hidrelétrica Ilha Solteira que conta a história de uma das maiores e mais importantes usinas do País.

Além de revisitar a história da usina - que comemorou 50 anos de operação em 2023 - o público que visitar a exposição poderá aprender, de forma lúdica e interativa, como funciona o processo de geração de energia elétrica.

Na mostra, os visitantes poderão por exemplo folhear um livro gigante que conta a trajetória da construção da hidrelétrica. Também será possível “aprender brincando” sobre palavras e termos ligados ao universo da geração de energia, em um painel giratório, ou gerar energia de verdade, pedalando em uma bicicleta ergométrica.

A exposição ainda reúne equipamentos de segurança usados pelos trabalhadores na época da inauguração da usina e traz curiosidades como a extensão da barragem, a capacidade do reservatório e a quantidade de concreto utilizada na obra – cerca de 3,6 milhões de m³.

“Para além dos seus 50 anos de operação, os visitantes poderão conhecer projetos de inovação e o maior programa de modernização do setor elétrico nacional, bem como a importância que a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira tem para o País e sua contribuição na geração de energia limpa e renovável”, diz Luis Lisboa Humphreys, gerente de Desempenho de Negócios da CTG Brasil.

“A exposição foi cuidadosamente projetada para ser uma experiência interativa e divertida para todas as idades. Famílias, estudantes, grupos de amigos e todos interessados em aprender mais sobre energia limpa e a história da Usina Ilha Solteira são bem-vindos”, completa.

Programa de Visitas

A exposição é uma das atrações do Programa de Visitas da CTG Brasil para a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira. A visitação é gratuita, mas deve ser agendada previamente, por meio do endereço visita.ctgbrasil@ctgbr.com.br.

Os passeios guiados ocorrem de terça a quinta-feira para estudantes e grupos de até 50 pessoas, sempre às 9h e às 14h. Às sextas-feiras temos as visitas turísticas, também às 9h e às 14h. Vale ressaltar que a idade mínima é de 7 anos e é obrigatório o uso de sapato fechado, calça comprida e camiseta com manga.

Sobre a Usina

Localizada no rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira e Selvíria, e com uma capacidade instalada de 3.444 MW, a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, em conjunto com a UHE Jupiá, compõe o quarto maior complexo hidrelétrico do Brasil.

Desde o início de sua construção, em 1968, até a primeira unidade geradora entrar em operação, em 1973, milhares de trabalhadores de diversos lugares do País foram deslocados para a região, formando a vila que daria origem à Estância Turística de Ilha Solteira. O nome da usina, inclusive, é uma referência à ilhota localizada à jusante da barragem, no rio Paraná.

Modernização

Ilha Solteira e Jupiá protagonizam o maior projeto de modernização da história do setor elétrico brasileiro, com investimento estimado em R$ 3 bilhões. Também no ano passado, a CTG Brasil inaugurou na UHE Ilha Solteira o novo Centro de Operação da Geração (COG), o cérebro a partir do qual são monitoradas e controladas remotamente as 12 usinas hidrelétricas e duas pequenas centrais hidrelétricas administradas pela empresa, somando 70 unidades geradoras.

Sobre a CTG Brasil

Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.