Sexta-feira, 29 mar 2024
 
Facebook

Correios prepara 10º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Os Correios estão levantando as informações para elaborar o 10º Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa ou Gás Carbônico equivalente de 2021.

O trabalho consiste na compilação de dados sobre as emissões de gases de efeito estufa produzidos pela frota própria e alugada, transporte rodoviário, transporte aéreo (Rede Portal Noturna/RPN), viagens a serviço, energia elétrica em instalações prediais (iluminação, geradores e outros), gases refrigerantes de sistemas de ar condicionado e deslocamento de empregado casa-trabalho.

Em 2020, no contexto da pandemia, quando os Correios mantiveram suas atividades em todo país, prestando serviços essenciais à população, a empresa conseguiu reduzir em 14% o índice de emissões de CO2e, em relação ao ano anterior.

Os dados em análise irão compor o relatório das emissões de CO2e, que também contemplará boas práticas e recomendações à melhoria dos processos e o estabelecimento da nova meta de redução de emissões de CO2.

As informações também são subsídios para a estatal responder aos questionários do CDP (Carbon Disclosure Project), organização sem fins lucrativos que opera o sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais.

E também abastecer a ferramenta OSCAR - the Online Solution for Carbon Analysis and Reporting for the Postal Industry à disposição dos 192 países-membros da União Postal Universal (UPU). O OSCAR/UPU é uma solução para medir, analisar e reduzir o impacto do setor postal sobre o clima.

A empresa reconhece a importância da gestão da pegada de CO2e corporativa para a manutenção de contratos comerciais e cumprimento legal. As emissões são o maior impacto ambiental gerado pela empresa devido à dimensão de sua frota. Assim, a estatal contribui para a preservação da qualidade do ar e gera benefícios para os negócios e para a sociedade.

A mensuração é realizada anualmente pelos Correios desde 2013, sendo que a meta de redução das emissões de CO2e consta no plano estratégico da empresa, visando ao objetivo “Assegurar a Sustentabilidade”.

Foto: Correios.