Sábado, 25 de Junho de 2022
 

Nova edição da Festa Literária de Ilha Solteira celebra a Semana de Arte Moderna de 1922

Ilha Solteira - Em março acontece em Ilha Solteira mais uma edição da FLIS – Festa Literária de Ilha Solteira. A FLIS 22 – 100 Anos da Semana de Arte Moderna terá uma ampla programação em homenagem a este importante movimento cultural que aconteceu em São Paulo em fevereiro de 1922.

A FLIS 22 é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio do Proac Editais, e conta com a execução do coletivo Celeiro Cultural e apoio da Fundação Cultural de Ilha Solteira e Prefeitura de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura.

A FLIS 22 acontece de 10 a 18 de março. A programação terá eventos presenciais, realizados na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Nonato, Casa da Cultura Rachel Dossi e Praça dos Paiaguás; e eventos online, transmitidos pelo canal Cultura Ilha Solteira no Youtube.

A programação inclui o bate-papo online “A Sociedade Paulistana e Brasileira de 1922”, que contará com a participação do escritor João Silvério Trevisan. A FLIS 22 também realizará saraus na Praça dos Paiaguás, com as participações de Chico Viola, Biel, Alcateia, Kamylla Vrech, Felipe Ribeiro, Jô e o grupo de capoeira Memória. Haverá ainda um sarau online, com a participação de Tavinho Limma.

A FLIS 22 terá ainda programação de teatro e cinema. A Cia Melissa & Paulo Teatro apresenta o espetáculo “Os Grandes de 22”, na Casa da Cultura. Já os videomakers Otávio Uzumaki e Edilene Spitaletti apresentam um festival de curtas-metragens seguido de um bate papo no Cine Paiaguás. O escritor Rodrigo Castilho Freitas lança seu livro “A Semente da Magnificência”.

O evento conta ainda com as participações do Diretório Acadêmico 11 de Abril da Unesp e dos professores Marlei Masson, Thiago Pereira, Marcos da Cruz, Maria Ivanilda e Maria José. E mais: paralelamente, será realizada uma exposição de artes plásticas e uma exposição de fotografia.

Feira de troca de livros – Em todos os eventos noturnos presenciais, a FLIS 22 promove uma Feira de Troca de Livros. Haverá um acervo de livros usados à disposição, e os frequentadores poderão trazer seus livros e trocar por outros.

Programação

10/03/2022 - 20h - Roda de conversa sobre o impacto cultural da Semana de Arte Moderna de 1922 - Local: Youtube Cultura Ilha Solteira;

11/03/2022 - 9h - Manhã Literária: contação de história com Cia Melissa & Paulo Teatro
Local: Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, 19h - Sarau Popular: Biel e Chico Viola
Lançamento do livro "A Semente da Magnificência", de Rodrigo Castilho Freitas
Local: Praça dos Paiaguás;

12/03/2022 - 15h - Festival de Curtas-metragens e bate-papo com Edilene Spitaletti e Otávio Uzumaki - Local: Cine Paiaguás, 17h - Clube de Leitura Ler é Viver: "Memórias Sentimentais de João Miramar" - mediação: Edilva Bandeira, Local: Cine Paiaguás, 20h - Sarau Antropofágico: com Diretório Acadêmico 11 de abril (Unesp) Show com Alcateia, Local: Praça dos Paiaguás;

14/03/2022 - 20h- Bate-papo: “A Sociedade Paulistana e Brasileira de 1922”, com mediação de Thiago Pereira e participação do escritor João Silvério Trevisan
Local: Youtube Cultura Ilha Solteira;

15/03/2022 - 10h -Oficina de artes plásticas com Marlei Masson, Local: Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, 20h - Espetáculo teatral "Os Grandes de 22", com Cia Melissa & Paulo Teatro Local: Casa da Cultura Rachel Dossi;

16/03/2022 - 20h – Palestra: “A representação da brasilidade negra e indígena em Macunaíma”, com Marcos da Cruz - Local: Cine Paiaguás;

17/03/2022 - 10h – Leitura pública de autores modernistas e apresentação de Maria Ivanilda e seus alunos da Emef ABBS - Musical com Kamylla Vrech - Local:Cine Paiaguás, 20h – Sarau Capoeira, Samba e Maracatu: com Felipe Ribeiro, Jô e Mestre Aranha - Local: Praça dos Paiaguás;

18/03/2022 - 10h – Recital de poemas modernistas de Manuel Bandeira, com Maria José e alunos do NEP Objetivo - Local: Cine Paiaguás,  20h – Sarau Ariano Suassuna, Sua Sina, Sua Cena, com Tavinho Limma - Local: Youtube Cultura Ilha Solteira.

Exposições

Exposição de Artes Plásticas – todos os dias no Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Nonato;

Exposição de fotografias “Crônica de Banalidades Ordinárias”, de Sylvia Sanchez – a partir de 14 de março no hall da Casa da Cultura Rachel Dossi. Parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).

Produção autoral

Durante o mês de março, autores de Ilha Solteira convidados produzirão um conteúdo inédito no projeto Celeiro Antropofágico. Toda a produção será publicada no site www.celeirocultural.com.br.