Sexta-feira, 19 abril 2024
 
Facebook

Castilho atualiza Boletim Covid e comunica início da vacinação em crianças

Além disso, a Secretaria de Saúde também informa dificuldades em encontrar testes rápidos no mercado. Desde ontem segunda-feira, (17), todos os resultados devem demorar dez dias

Castilho - O alto número de notificações de casos de Covid-19, está causando a escassez de testes rápidos em todo o Brasil. E por conta da dificuldade na compra do material necessário, desde ontem segunda-feira (17), todos os exames que forem feitos, serão enviados para o Instituto Adolfo Lutz, em Araçatuba, que deve retornar com os resultados em um prazo máximo de dez dias.

Somente este ano, já são mais de 1.200 notificações em Castilho, com 321 casos positivos, 607 negativos. Além disso, temos 108 pessoas curadas, 321 aguardando resultados enquanto duas pessoas estão internadas, com sintomas leves da doença.

“A vacinação surtiu grande efeito contra a doença. Todas as pessoas que foram contaminadas, estão com sintomas leves da doença. Contudo, ainda é importante que todos cumpram com sua parte, fazendo uso de álcool gel, não deixar de usar máscaras e manter o distanciamento sempre que possível.

Se cada um fizer a sua parte, logo conseguiremos diminuir os casos, como fizemos no ano passado”, destaca Naira Janaina de Deus, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, responsável pelos dados referentes à Covid-19.

Vacina em crianças

A primeira etapa de vacinação para crianças de 05 a 11 anos, começa nesta terça-feira (18). Contudo, essa primeira parte será apenas para as crianças que tiverem alguma comorbidade ou apresentarem algum tipo de deficiência, como, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e pericardiopatias, arritmias cardíacas, Síndrome de Down, diabetes mellitus, penumopatias, entre outros.

Existem alguns critérios exigidos pelo Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que precisam ser seguidos para que a vacinação seja feita. É necessário exames que comprovem as comorbidades, receitas médicas, relatórios médicos ou prescrição médica.

Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde, também podem ser utilizados, por isso, é importante que o cidadão vá até a UBS onde é atendido, e peça uma cópia do cadastro para ser apresentado no ato da vacinação.

Os horários para a vacinação permanecem os mesmos. De segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 12h30, no Centro Integrado de Saúde (CIS).