Sábado, 4 de Dezembro de 2021
 

Procon-SP vai multar Extra por discriminação após entrega de bandeja sem carne

Fernando Capez diz que atitude da empresa discrimina clientes

Alimento foi entregue somente após pagamento. Fernando Capez, diretor do órgão, afirma que prática também configura método vexatório de cobrança

Estado - O Procon-SP afirmou que irá multar a rede Extra de supermercado por discriminação e método vexatório de cobrança. A medida será aplicada após uma cliente da unidade do Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo, denunciar que o mercado entrega bandejas vazias de carne até que o valor do produto seja pago no caixa.

De acordo com o diretor do órgão de defesa do consumidor, Fernando Capez, se for comprovado que a prática era adotada por unidades de determinados bairros, a autuação poderá ser feita com base no faturamento global, podendo chegar a R$ 10,9 milhões. "Vai ser apurado e pode ser que a multa seja aplicada com base no faturamento global, e a empresa que vá se defender depois", explicou Capez.

"É inaceitável critérios de discriminação, em razão do local ou porque qualquer outro critério. Se em outros estabelecimentos, em outros bairros, não existe esse tipo de exigência, não se justifica que a população do Jardim Ângela seja submetida a um vexame", reiterou Fernando Capez.

Prática da empresa não ocorre em outras unidades. Cliente denunciou discriminação nas redes sociais

Nas unidades Brigadeiro Luís Antônio, na Bela Vista, e na unidade Jardim Cocaia, em Guarulhos, o procedimento não foi adotado. Os clientes receberam a carne no açougue da loja normalmente.

Em denúncia nas redes sociais, Fabiana Ivo relatou que questionou a prática e que uma funcionária da loja disse que era para "evitar roubo".

"Isso é uma afronta a toda a população das quebradas, duvido que o mesmo aconteça no Extra do Morumbi", questionou a consumidora.

Jose Eduardo Ferreira Godinho-Assessor da Diretoria do Procon SP.