Sábado, 4 de Dezembro de 2021
 

Fundação Educacional de Andradina ira sediar a 2ª feira de sementes crioulas de Andradina e região

Andradina - O território Prof. Cory/Andradina é uma região administrativa constituída por 11 municípios (Andradina, Castilho, Guaraçai, Ilha Solteira, Itapura, Nova Independência, Mirandópolis, Pereira Barreto, Murutinga do Sul, Sud Menucci e Suzanápolis), que apresentam 3.466 famílias assentadas por política de reforma agrária estadual e federal, ocupando uma área total de 64.327 ha.

Estes agricultores familiares participavam do programa de aquisição de alimentos (PAA) do governo federal, mas nos últimos 8 anos, esta política pública apresentou uma queda de 95%, causando um impacto social e econômico nos assentamentos regionais.

Andradina apresenta 622 famílias assentadas de reforma agrária, distribuídas nos assentamentos Josué de Castro, Belo Monte, Arizona, Primavera e Timboré.  Estas famílias necessitam de políticas públicas de incentivo à produção, que gere renda, soberania alimentar e segurança nutricional.

 Neste sentido, as sementes crioulas se apresentam como a base para um modelo agrícola diversificado e uma forma de manutenção do autoconsumo das famílias assentadas, pois são economicamente viáveis por serem cultivadas com a entrada de menor quantia de insumos externos e apresentarem melhor adaptação ao ambiente no qual são cultivadas

Sementes crioulas são aquelas que não sofreram modificações genéticas por meio de técnicas científicas de melhoramento genético, inclusive, nesse contexto, a transgenia. A utilização das sementes crioulas é uma forma de auxiliar os assentados na sua sobrevivência, tornando viável a produção do seu próprio alimento e a comercialização dos seus excedentes, sendo uma alternativa para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.

Os assentamentos do Território Prof. Cory/Andradina podem constituir-se em um espaço de resgate de variedades, pois foram localizados 55 guardiões de sementes, distribuídos em 24 assentamentos no referido Território.

Em Andradina já existem algumas ações para estimular o plantio e preservação das sementes crioulas tanto em outubro de 2021 foi sancionada a Lei 3827 que “Institui a Política Municipal de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas e Mudas e Conservação da Agrobiodiversidade”.

Com a finalidade de divulgar os benefícios do cultivo e preservação das sementes crioulas o curso de Agronomia da FEA irá realizar a 2a Feira de Sementes Crioulas no dia 30/10/2021 das 8h as 12 no Anfiteatro da FEA, localizado a rua Amazonas, 571, Bairro Stella Maris.