Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021
 

Departamento de Esportes e IBAV resgatarão brincadeiras de rua no Dia das Crianças

Castilho - O gestor municipal de Esporte e Lazer, Silvinho “Black”, confirmou para a manhã da próxima terça-feira, dia 12, a realização de uma animada programação especialmente planejada para celebrar o Dia das Crianças.

O evento que acontecerá na Praça Matriz, é uma parceria da Prefeitura de Castilho com a Igreja Batista Água Viva (IBAV), e mobilizará a garotada das 7h30 às 11h30 da manhã com uma série de atividades recreativas.

O foco destas atividades é a ação. Portanto, os celulares podem ser deixados em casa para não distraí-los das oportunidades de se divertir à “moda antiga”, relembrando velhas brincadeiras de rua, como o pega-pega, ataca-bandeira, bete, cabra-cega, polícia e ladrão, esconde-esconde, amarelinha, elástico, pular cordas, estátua, cabo de guerra, batata quente, dança das cadeiras, corre cotia, futebol, vôlei e basquete de rua, corrida do saco, ping-pong, jogos de tabuleiro (dama, xadrez, etc), corridas e tudo mais que a imaginação permitir.

“Por causa da pandemia, nossas crianças estão há quase dois anos sem esse convívio tão necessário para o desenvolvimento emocional e motor nesta fase de suas vidas. Se os jogos em celulares e a TV já lhes roubavam tempo precioso no dia a dia antes desta crise, se agravou ainda mais, provocando o sedentarismo que poucos pais souberam como combater. Agora, com o retorno gradativo às atividades coletivas, podemos reorganizar tais eventos, mas mantendo sempre os protocolos de segurança, como uso obrigatório de máscara e higienização das mãos com álcool em gel”, afirma Silvinho.

Outro destaque interessante neste tipo de programação é frisado pelo pastor Rafael Peixoto, da IBAV, parceiro da Prefeitura neste evento:

“Essas atividades físicas, além de importantes para o desenvolvimento das crianças, são saudáveis para as famílias, que geralmente acompanham cada passo da garotada nas brincadeiras, registrando várias fotos e se divertindo juntos. Isso fortalece os vínculos familiares, o que é muito importante neste momento pós-pandemia, onde precisamos retomar a ‘normalidade’ com extrema urgência”, destaca.

Para completar esse cenário de muita correria, Silvinho antecipou aos pais para não se preocuparem com água, pois esta estará disponível em abundância para eles e as crianças. Além disso, a equipe técnica do setor de Esportes, juntamente com os voluntários da IBAV, vai monitorar as atividades o tempo todo e reforçar os alertas sobre uso obrigatório das máscaras. Pra ditar o ritmo das brincadeiras de rua, um som mecânico tocará músicas do repertório infantil.

Nas escolas – Durante toda essa semana (de 04 a 08), as crianças também estão participando de uma série de atividades em suas respectivas escolas. O maior atrativo, no entanto, é o tão esperado passeio no “trenzinho” que percorre as principais ruas e avenidas da cidade, tocando música infantil e com a companhia pra lá de animada do “Batman” e do “Homem Aranha”. Estas imagens, registram a garotada da EMEI “Rosemira” durante o passeio de terça-feira, dia 05.