Sábado, 23 de Outubro de 2021
 

Pontos MIS abre inscrições para oficina online de cinema

Ilha Solteira - Já estão abertas as inscrições para a nova oficina online de cinema do Pontos MIS. Trata-se de “A Transformação dos Monstros no Cinema: Das Criaturas Clássicas ao Horror Humano”, com Carlos Primati, que acontecerá de 28 de junho a 02 de julho, das 15h às 17h. É apenas um dia de oficina, e o participante poderá escolher qual dia prefere participar.

A proposta da palestra é demonstrar como a representação de diferentes criaturas assustadoras nas telas, desde os clássicos monstros sobrenaturais até seres humanos de comportamento irracional, ajudam a compor um complexo panorama sobre a noção de bem e mal, bonito e feio, natural e sobrenatural, nos levando a refletir sobre o que é “monstruoso”.

A partir da palestra, a intenção é que o participante adquira uma visão mais ampla sobre o tema e com bagagem para ver esses filmes sob ângulos mais complexos, ou desenvolva suas próprias pesquisas e estudos dentro do tema.

O oficineiro é Carlos Primati, que é pesquisador de cinema fantástico, crítico, editor, tradutor e professor de cursos livres. Ministrou diversos cursos pelo MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), abordando temas como Expressionismo Alemão, Alfred Hitchcock, História do Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror no Cinema Brasileiro e Zé do Caixão.

Interessados em participar devem ter 16 anos ou mais, e devem mandar um e-mail para culturailhasolteira@gmail.com, solicitando a ficha de inscrição e informando qual dia prefere participar da oficina. O encontro será pelo Zoom, e o participante inscrito receberá no e-mail o link para ter acesso à atividade.

O Pontos MIS é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa, e do MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo). Em Ilha Solteira, o programa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura, e da Fundação Cultural de Ilha Solteira.