Sábado, 31 de Julho de 2021
 

7ª Conferência Municipal de Saúde avaliará 164 sugestões de melhorias para o SUS

Evento totalmente virtual foi programado para evitar riscos de contaminação pela Covid-19, sem comprometer os objetivos da Conferência

Castilho - Delegados, profissionais de Saúde do município e representantes da sociedade civil começam a analisar a partir das 12h30 desta sexta-feira, dia 18, as propostas de melhorias na prestação de serviços ofertados pelo SUS no município de Castilho. A 7ª Conferência Municipal de Saúde analisará as 164 propostas de melhorias apresentadas pela população entre os dias 17 e 24 de maio deste ano.

As sugestões populares foram colhidas em pontos estratégicos da rede municipal de Saúde e, neste ano, incluíram também uma opção totalmente virtual, que permitiu aos internautas de qualquer localidade do município contribuir com suas ideias. Aliás, o uso da tecnologia é uma das principais armas utilizadas pela Secretaria de Saúde de Castilho para cumprir a meta de realização da Conferência, sem colocar em risco os participantes, como explica a titular da Pasta, Márcia Zoteli:

“Ainda estamos enfrentando uma Pandemia Global e reuniões públicas como essa, ainda que fossem adotados todos os protocolos de prevenção cabíveis, poderia resultar em contaminação. Por isso, a Secretaria de Saúde optou por realizar todo o trabalho desta sexta-feira em um ambiente virtual, através de videoconferência. Cada participante estará em seu próprio ambiente de trabalho, utilizando computador, celular ou tablet para opinar sobre as propostas. Assim, evitamos riscos sem comprometer os objetivos da Conferência”, explicou a secretária de Saúde.

GRUPOS - Além do CIS - Centro Integrado de Saúde, todo o processo desta 7ª edição da Conferência Municipal de Saúde será acompanhado por delegados e respectivos grupos localizados em ambientes amplos situados nas áreas de abrangência dos programas Estratégia Saúde da Família (ESF) São Luiz, Jupiá, Alípio, Sala de Consulta Oftalmológica e Laranjeiras.

São estes grupos de trabalho que discutirão as políticas públicas para Saúde Municipal dos próximos 04 anos. Todas as 164 propostas foram divididas em 04 temas principais:

 O que esperar do SUS tanto no enfrentamento quanto no período pós-pandemia?;

 Quais tipos de serviço devem ser oferecidos pelo Município dentro de suas responsabilidades?;

 Qual a importância e papel dos profissionais de saúde para promover a qualidade, quantidade e devida humanização dos serviços prestados à comunidade?; e,

 Qual é o papel dos cidadãos nas ações de saúde nos casos de doenças transmissíveis e evitáveis?

Cronograma – A programação desta sexta-feira, 18, terá início às 12h30 com o prefeito Paulo Boaventura agradecendo a participação popular com o envio de suas sugestões e dando boas-vindas aos grupos de trabalhos espalhados pelos quatro cantos do Município. Logo em seguida será a vez de Márcia Zoteli apresentar outros dados importantes sobre este trabalho e dar início às avaliações em grupo. Terminada esta avaliação, os delegados encaminharão o resultado das discussões, que serão elencadas por prioridade em um relatório único. O passo final será a votação on-line do Relatório definitivo da 7ª Conferência Municipal de Saúde.

Vídeos - Quem não acompanhou todo o processo inicial de coleta das propostas, pode obter mais informações sobre a Conferência assistindo aos vídeos gravados anteriormente pelo prefeito Paulo Boaventura, a articuladora da Secretaria Estadual de Saúde lotada na Regional de Araçatuba - Maristela Marinho; a secretária municipal de Saúde - Márcia Zoteli; a Coordenadora de Planos Metas e Políticas de Saúde - Beatriz C. S. Moreira; e a Agente de IEC – Samantha Del Negro, que explicam os objetivos gerais e de cada tema abordado neste ano. Os vídeos podem ser acessados no Canal Oficial da Prefeitura de Castilho no Youtube, através do seguinte link: https://www.youtube.com/channel/UCMibC4POVeRkJiXAozngsxw/playlists.

O encerramento da 7ª Conferência Municipal de Saúde está previsto para as 17h30hs. O resultado final reunido sob o tema central do evento, que é: “A consolidação do SUS para manutenção do direito à Saúde - O SUS que temos e o SUS que queremos”, será divulgado pela Prefeitura na próxima semana.