Sábado, 19 de Junho de 2021
 

Campanha de Vacinação contra Covid-19 entra em nova fase!

Castilho - Começa nesta quarta-feira, dia 12, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A partir de agora e até que o Ministério da Saúde anuncie novas medidas, a vacinação dos públicos-alvos ocorrerá somente para pessoas portadoras de comorbidades específicas, listadas numa ampla e detalhada lista de quem tem e quem não tem direito à imunização gratuita.

Além de estar atento às faixas etárias a serem vacinadas, as pessoas agora precisam providenciar os atestados médicos constando a CID (Código Internacional de Doenças) da comorbidade apresentada pelo paciente ou laudo equivalente e também receituário de medicamentos em uso atualmente. Quem não estiver enquadrado nestes critérios, não poderá ser vacinado!

Para saber quais são as comorbidades contempladas nesta nova etapa da Campanha, clique neste link e acesse a relação integral divulgada nesta semana pelo Sistema Nacional de Vacinação. Caso você prefira fazer o download do arquivo para o seu celular ou computador, será necessário ter algum App que possibilite a leitura de arquivos PDF.

Outra opção para você ler a relação de comorbidades e exigências, pode ser acessada também na Edição nº 606 do Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Castilho, disponível neste link: https://imprensaoficialmunicipal.com.br/castilho.

Grupo-alvo – A vacinação que começa nesta quarta-feira, 12, em todo o país, atenderá os idosos com idades entre 55 e 59 anos. Importante destacar que não é necessário ‘correr’ para o posto de vacinação logo no primeiro dia da campanha, pois a vacina pode ser tomada em qualquer um dos dias seguintes.

“Outro detalhe importante que as pessoas não devem esquecer é que os idosos dos grupos anteriores (entre 60 e acima de 90 anos) que ainda não foram imunizados, podem procurar o posto de vacinação na EMEI Parquinho em qualquer dia da semana, no período da manhã, que serão imunizados normalmente”, destaca a secretária municipal de Saúde, Márcia Zoteli.

Portanto, se você tem entre 55 e 59 anos e possui alguma das comorbidades listadas no link acima, procure o seu médico para obter os documentos necessários ANTES de ir à EMEI Parquinho, no período compreendido entre as 08 e as 12h.