Quinta-Feira, 13 de Maio de 2021
 

Parcerias Municipais alcança 600 municípios participantes

Cidades terão prazo maior para elaboração de planos de ação 

Estado - A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) realizou, na quinta-feira (15/4), transmissão ao vivo em seu canal oficial no YouTube sobre a elaboração dos planos de ação no âmbito da segunda fase do Programa Parcerias Municipais. 

O encontro virtual foi comandado pelo Coordenador do Programa, Renan Bastianon, e pela Gerente de Projetos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Rosane Ribeiro. Contou também com a participação da Diretora-Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Patrícia Iglecias. 

Durante a transmissão, foi informado que o programa atingiu marca inédita desde seu lançamento, em 2019. São hoje 600 os municípios que aderiram ao programa. Outra informação relevante é que o prazo de elaboração dos planos de ação foi prolongado por mais uma semana, de 23 para 30 de abril. 

De acordo com coordenador do Parcerias Municipais, Renan Bastianon, “é importante que as prefeituras não deixem para o último dia. Existe uma parte de planejamento fundamental e por isso esse trabalho prévio por parte dos municípios é necessário”.  Até o momento, 104 cidades iniciaram o cadastro dos planos de ação na plataforma do programa e 385 já acessaram o site nesta segunda fase. 

“É importante o empenho das cidades neste momento, faltam 10 dias úteis para o encerramento do prazo. Disponibilizamos vídeos com dicas para criação dos planos no site do Parcerias, na área Tutorial e manual do usuário”, explicou Rosane Ribeiro. 

Vale lembrar que, para 2021, com o objetivo de auxiliar os municípios no enfrentamento das consequências econômicas e sociais causadas pela pandemia, a iniciativa criou mais um desafio: mitigar os impactos da Covid na geração de emprego e renda. 

Acesso à plataforma, cadastro de representantes municipais e como elaborar os planos também foram algumas das questões discutidas.  Patrícia Iglecias, Diretora-executiva da CETESB, participou da reunião e falou um pouco de uma iniciativa coordenada pela companhia, o Acordo Ambiental São Paulo. 

O Acordo de São Paulo tem como objetivo incentivar empresas paulistas a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC, confirmando o compromisso do Governo do Estado de São Paulo. 

Para saber mais sobre o Acordo Ambiental São Paulo, acesse: https://cetesb.sp.gov.br/acordo-ambiental-sao-paulo/

Foto: Governo de São Paulo.