Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021
 

Casos confirmados de Dengue chegam a 471 e Saúde anuncia nova aplicação de inseticida

Além do veneno ambiental aplicado pela Sucen, outras ações envolvendo a mídia e um Boletim Epidemiológico semanal sobre casos de Dengue, já estão em andamento

Castilho - Com 471 casos confirmados de Dengue no município somente entre os dias 1º de janeiro de 2021 e na sexta-feira, 26, de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou o início simultâneo de três novas ações para enfrentamento do Aedes aegypti, mosquito que também transmite as doenças Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

A primeira ação é o início da Semana de Mobilização contra a Dengue, que começa nesta segunda-feira (01) e se encerra no domingo, dia 07.

Durante este período, as ações de fiscalização e conscientização através de visitas domiciliares e propagandas em rádio e carros de som, serão ampliadas pela Secretaria de Saúde, pedindo a todos os cidadãos que colaborem, verificando calhas, lajes e ralos que possam estar entupidos, além de conferir se a caixa d’água está devidamente fechada, e as plantas e quaisquer outros recipientes que possam acumular água estão livres deste potencial criadouro do mosquito.

Além disso, a equipe municipal de vetores dá continuidade à aplicação de inseticida casa a casa, nas áreas com mais registro de casos desde o início do ano. Mas esta aplicação nem sempre é eficaz, já que a maioria dos moradores não permitem a entrada dos agentes no interior de suas residências.

Outra ação igualmente importante é uma nova rodada de aplicação de inseticida veicular feita pela própria Sucen (antigo fumacê), que teve início na última quinta-feira, dia 25, e segue até o próximo dia 04 de março, concentrando-se principalmente na área central da cidade.

A escolha desta região se deve ao fato dela concentrar o maior número de casos positivos da doença nos últimos dias. O inseticida ambiental está sendo aplicado diariamente neste período, sempre a partir das 19h00. Para ajudar a reduzir os riscos de contrair estas doenças, os moradores devem seguir os seguintes cuidados:

Permaneça dentro de casa;

Abra as portas, janelas e também o box dos banheiros;

Levante as colchas das camas;

Cubra os alimentos, as frutas e bebedouros dos animais;

Retire roupas do varal;

Não deixe crianças ou animais seguirem a viatura;

Em caso de intoxicação, procure o médico imediatamente!

A terceira e última estratégia é o início da divulgação de um Boletim Epidemiológico semanal que atualizará o avanço da dengue no município e fornecerá informações sobre métodos de prevenção. O novo Boletim também destaca a importância dos cidadãos procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências, deixando para ir ao hospital somente se não houver outra escolha.

A recomendação visa reduzir o fluxo de pacientes no hospital, prevenindo assim as aglomerações e riscos de contaminação também pelo coronavírus. A primeira edição desta nova ferramenta que apresenta inclusive o número de telefone para obter maiores informações, foi divulgada nesta sexta-feira, 26, e será publicada sempre nesta mesma data no site oficial da Prefeitura de Castilho, nas mídias sociais e também no Diário Oficial Eletrônico do Município.